Introdução Alimentar - Parte 2

Esta semana vamos continuar abordando o tema Introdução alimentar. Como vimos a semana passada as frutas são os primeiros alimentos a serem introduzidos (clique aqui), após uma ou duas semanas podemos começar a introduzir as papinhas salgadas.
De início, pode ser que ele não aprecie muito o gosto, mas vale a pena ir oferecendo para, aos poucos, ir educando o paladar da criança. Pode demorar um pouco para ela aceitar a novidade, não desista ou fique ansiosa pois nem todas as crianças aceitam facilmente.
Assim como as frutas, os alimentos salgados devem ser introduzidos um por vez e aguardar 2 ou 3 dias para oferecer outro ou misturar (assim você poderá avaliar a aceitação e se houve alguma reação como por exemplo reações alérgicas, dores de barriga, diarréia ou manifestações cutâneas).
Caso o bebê demonstre não ter gostado da experiência, tente oferecer o mesmo alimento alguns dias depois. Pode ser que a reação seja a mesma, mas não desista, porque muitas vezes as crianças acabam se acostumando aos novos sabores.
Lembre que o apetite do bebê vai mudar a cada refeição, por isso é melhor prestar atenção aos sinais que ele dá.
Quando a criança se recusa a abrir a boca para a próxima colher, vira o rosto ou começa a brincar com a comida, é porque provavelmente está satisfeita.
Algumas crianças tem um apetite melhor e comem um pouco mais, por isso você pode atender a vontade dele, mas pare de alimentá-lo quando ele mostrar que não quer mais. Nunca force uma criança a comer.
Os alimentos com potencial altamente alergênicos (especialmente laticínios, clara de ovo, peixe, soja, amendoim e muitas outras comidas que já causam alergia em membros da família) devem preferencialmente serem introduzidos após os 12 meses de idade.
Por volta dos 7 meses, você pode tentar introduzir a papinha salgada na hora do jantar, conforme a tabela abaixo:

E lembre-se, como observado na matéria anterior: o principal alimento continua sendo o leite materno. Os bebês não amamentados precisam de no máximo 600ml de leite artificial por dia.
Dicas como fazer as papinhas
Papa de frutas
Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone..
Papa salgada
- Inicialmente não acrescente sal nos alimentos
Em uma panela coloque um pouco (01 colher de chá) de óleo vegetal e refogue a carne e/ou legumes/verduras picadinhas. Cubra tudo com água filtrada, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam moles. Amasse com um garfo e sirva.
Abraços.
Fabrinne Apolônio