
Diário de uma Viajante
Bora viajar quase que de graça?
Atire a primeira pedra aquele que não gosta de viajar. E atire a segunda pedra quem não sonha em fazer isso quase que de graça. Pois bem, se você possuir milhas, isso é possível! Falo quase que de graça porque você ganha a passagem da companhia, mas a taxa de embarque é obrigatório pagar. Mas diz ai, depois de ganhar a passagem todo mundo paga a taxa de embarque até sorrindo!
Vejo que este assunto é bastante recorrente nas rodinhas de conversa e que muitas pessoas não sabem usar, portanto, não aproveitam os diversos benefícios que os programas de milhas oferecem.
As milhas ou programas de milhagem foram criados pelas companhias áreas para conseguirem fidelizar os seus clientes. E elas nada mais são que recompensas ao viajante, que, de maneira geral, a cada uma milha voada o passageiro recebe uma “milha-bonificação” e, que, após acumuladas, podem ser trocadas por passagens aéreas, upgrades, produtos, e dentre outros benefícios. É válido dizer ainda que quando compramos passagens promocionais as milhas geralmente pontuam menos.
Cada companhia aérea costuma ter o seu programa de milhagem, e, para cadastrar, basta entrar no site da companhia aérea desejada.
E, se você não é um executivo que vive viajando a trabalho, a melhor forma de conseguir as sonhadas milhas é através do CARTÃO DE CRÉDITO! Verifique na sua fatura se já está acumulando pontos no cartão, se tiver dúvidas, converse com o seu gerente.
E antes que me pergunte, já digo: NÃO é possível juntar as milhas de um programa de milhagem de uma companhia com outra, uma vez que as companhias aéreas criaram o programa de milhagem para fidelizar o cliente, por isso compensa tentar comprar passagens sempre na mesma companhia.
Entretanto, as companhias áreas fazem parte de alianças internacionais, como por exemplo, a Star Alliance, Sky Team e a Oneworld. E é através dessas alianças, que diversas companhias aéreas pelo mundo se unem, permitindo que o viajante de uma companhia X, emita uma passagem da companhia Y desde que seja da mesma aliança. Vale dizer ainda que mesmo que façam parte da mesma aliança, as companhias têm regras para transferência de pontos e nem todas aceitam essa troca, por isso vale ler a regra de cada programa. Mas que fique claro, se você tem milhas, por exemplo, no Fidelidade TAM e quiser voar pela American Airlines é possível, pois como fazem parte da mesma aliança é possível emitir o bilhete.
Para emitir as passagens com as milhas é bem fácil, basta entrar no site da companhia e clicar na opção de comprar as passagens com milhas. Já no caso de querer usar as milhas de uma companhia aérea para emitir em outra companhia da mesma aliança, na maioria dos casos é necessário fazer o procedimento pelo telefone, ligando para a companhia na qual você possui os pontos. Para upgrade o procedimento também é por telefone.
Dicas importantes:
- Prefira viajar sempre na mesma companhia, pois assim suas chances de ter muitos pontos em um único sistema de milhagem aumentam e, consequentemente, assim você conseguirá viajar usando as milhas o quanto antes;
- De maneira geral, cada dólar gasto é revertido um ponto/milha. E não me venha dizer “aaah, mas eu não quero gastar com anuidade de cartão!”, eu sou prova viva que dá para ter cartão de crédito sem gastar com anuidade, basta uma conversa franca com o seu banco ou financiadora;
- Vale dizer ainda que o programa de fidelidade da TAM, por exemplo, faz parte de outro programa de vantagens, o Multiplus. Nele, diversas outras empresas fazem parte e você vai acumulando mais pontos;
- A escolha de qual companhia aérea usar não deve se basear apenas pelo preço, mas também em outros fatores, como qual aliança ela faz parte.
- Ao viajar lembre-se sempre de informar o seu número fidelidade, pois os programas não são tão bonzinhos para deixar tudo automatizado, por isso na hora do check-in tenha sempre esse número em mãos. Caso você esqueça no momento do check-in você tem até 30 dias após do voo para informar a companhia e regularizar a situação;
- Confira sempre quando os seus pontos expiram, pois as companhias permitem emitir passagens para terceiros, por isso se você não puder viajar é melhor passar o benefício para algum amigo ou parente. Prometo que a pessoa que ganhar a passagem vai te amar para o resto da vida (pelo menos eu amaria);
- Fique de olho nas promoções, sempre tem alguma legal, eu ainda não consegui viajar para o exterior com as milhas, mas conheço muitos que já conseguiram. Mas não desanime, para passagens nacionais é bem fácil, e eu já viajei várias vezes, para isso basta seguir todas as dicas.
E ai gostou das dicas? Ainda tem dúvidas??? Só deixar nos comentários abaixo, que terei o prazer de ajudar.
Um grande abraço e até quinta que vem!
Fernanda Brito de Pinho
