
Casamentos Reais
Casamento na Real: Chá de Cofrinho e Chá de Relógio
Com o passar dos tempos, as tradições em casamentos vem se alterando e modernizando, e, o mesmo, está acontecendo com as festas pré-casamentos! Além do tradicional Chá de Panela, onde os noivos recebem como presente utensílios de cozinha, hoje, contamos com vários outras temáticas para os chás.
Tem Chá de Lingerie, onde a noiva recebe lingeries de presente dos convidados; Chá Bar, para equipar toda a cozinha e bar da casa nova; Chá de Caldeirão, mantimentos para abastecer a dispensa do casal; Chá de literatura, onde os presentes são livros; dentre tantos outros.
Hoje vamos decifrar dois chás que vem se tornando os queridinhos das noivas modernas, são os: Chá de Relógio e Chá de Cofrinho.
Chá de Relógio:
Nesse Chá, ao invés de receber o tradicional convite com a indicação do presente a ser dado, os convidados recebem um convite indicando o período do dia ou um horário específico, e o presente precisa ser relacionado ao uso naquele horário. Por exemplo: se você receber um convite escrito 8h, você terá que presentear a noiva com algo que ela possa para o café da manhã. O mesmo vale nos demais horários, 17 horas para chá da tarde; 20 horas para itens do jantar. É importante fazer lista em alguma loja pra não receber presentes repetidos, além de diversificar as ideias.
O Chá de Relógio pode, ainda, ser dividido em três horários do dia (manhã, tarde e noite), isso acontece quando você tem várias turmas diferentes, com horários e disponibilidades distintas, por exemplo, a turma do trabalho, da academia e do prédio. Nesse caso na festa que vai acontecer pela manhã, os convidados levam presentes para utilizar no período da manha; para a festa agendada para a tarde, os presentes serão aquelas utilidade que usamos no período da tarde; e para a festa da noite, utilidades domésticas utilizadas, normalmente, no período noturno.
Agora, é aproveitar o tema do chá e explorar na decoração. Tudo com tema de relógio. Fica uma decoração linda e diferente das festas tradicionais. Você pode fazer ilhas com decorações para cada horário dos convites, e, em cada ilha, você terá decoração e comidinhas relacionadas àquele horário.
Chá de cofrinho
Esse chá funciona muito bem para aqueles noivos que já moram juntos, tem a casa toda montada, ou, até mesmo, aqueles que preferem escolher os itens da sua casa pessoalmente, tudo bem planejado e tal.
No Chá de Cofrinho, como o próprio nome já diz, os noivos não recebem presentes, e sim dinheiro. Cada convidado contribui com o que puder, pois os noivos não indicam valores, nem mínimos e nem máximos. Para organizar o Chá de Cofrinho os noivos precisam tomar alguns cuidados para não deixar nenhum convidado constrangido. Normalmente,
junto ao convite, os noivos enviam um envelopinho, onde os convidados deverão colocar a quantia que será presenteada. Isso evita qualquer constrangimentos ou até mesmo comparações entre convidados que puderam dar mais ou menos.
Chegando ao evento os convidados depositam o envelope em um cofrinho, que deve ficar na entrada da festa. Pode ser um porquinho ou um cofre, o que os noivos acharem mais adequado. O Chá de Cofrinho também é conhecido como Chá de Envelope ou Chá de Pé-de-Meia. Nesse último, ao invés de depositarem o dinheiro no cofrinho, os organizadores montam um varal com várias meias, onde serão depositados os envelopes com o dinheiro.
(Foto 3)
E aí noivinhas, gostaram dessas novas possibilidades? Você pensa em fazer alguns desses chás? Ou já fez? Conte-nos o que achou da publicação.
Em breve vamos desvendar outras curiosidades sobre o casamento.
Abraços
Patrícia Santos e Fernanda Brito de Pinho



