
Organizando a casa
Decoração – Como pendurar quadros corretamente
Não sei quanto a vocês, mas eu entendo que uma casa sem quadros é praticamente uma casa sem vida. Você pode ter móveis lindos, caros, mas, as paredes vazias dá um sentimento de melancolia, solidão. Posso dizer que os quadros são praticamente a alma de uma decoração!
Dizem que pelos quadros usados em uma casa, pode-se julgar os habitantes, pois refletem seu gosto, cultura e educação. Por isso é importante refletir antes de adquirir um quadro, pesquisar, contemplar e até mesmo testá-lo no ambiente que pretende coloca-lo, para não correr o risco de cansar daquele quadro na primeira semana, ou até mesmo, passar uma impressão errada aos visitantes.
Um quadro é comprado para uso prolongado, para toda a vida mesmo, você não pode, portanto, ser obrigado a contemplar sempre aquela imagem que não lhe agrada. Na verdade, o quadro é como aquela música que quanto mais você ouve, mais se aprecia, ele é uma fonte de inspiração.
Agora, será que somente saber escolher um bom quadro basta?
Lógico que não, o quadro, como quase tudo na decoração, tem algumas regras para serem pendurados corretamente, valorizando o ambiente e a peça de decoração. Não basta fincar um prego na parede, tem que levar vários aspectos em consideração, como a harmonia do ambiente, escolher a altura ideal, as cores das molduras, vários detalhes têm influência no
Primeira dica é quanto à altura. O eixo do quadro (linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60 m do piso. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média. Em geral, quadros altos demais deixam qualquer parede um desastre.
Os quadros que ficam localizados atrás do sofá devem ser centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60 m, porém a pelo menos 25 cm do topo do móvel. Já os quadros localizados acima de aparadores seguem o mesmo padrão, porém com a distância de 20 cm do móvel.
Quadros pequenos serão agrupados e organizados em uma parede. Para organizá-los, o truque é fazer moldes do mesmo tamanho em jornal ou papel kraft. Coloque algumas fitas no verso e espalhe pelo plano onde os quadros serão instalados. Se não gostar, tente organizar mais uma vez. Depois de escolher a melhor posição para cada moldura, comece a furar nos locais onde os quadros de verdade serão pendurados.
Algumas dicas para facilitar a colocação dos quadros:
- antes de furar, verifique se existe alguma instalação hidráulica passando por trás da parede;
- prenda uma fita crepe em um coador de papel e o coloque em um ponto abaixo de onde vai ser feita a furação, para recolher a sujeira;
- quando não for usar a furadeira, use um martelo e um prego de aço, que será colocado em cima do local onde será furado, com uma fita crepe. A fita serve para que, quando bater o martelo com o prego, a parede não quebre, nem estufe;
- para algumas peças leves, você pode usar fitas adesivas dupla face para fixá-las.
Então, agora que você já anotou todas as dicas, bora dar uma vida na sua casa e pregar muitos quadros, com lindas molduras?!?!
Então fiquem ligadinhos, na próxima terça venho que outras dicas para deixar a sua Casa Arrumada.
Abraços
Patrícia Santos


