top of page

Diário de uma Viajante

Lapinha da Serra, um paraíso que poucos conhecem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lapinha da Serra, este é o nome de um paraíso que encanta sempre. Localizado em Minas Gerais, está a 150 km de Belo Horizonte e é distrito de Santana do Riacho. O local é ideal para quem procura tranquilidade e natureza.

 

Situado ao pé do Pico do Breu, uma das montanhas mais altas da Serra do Cipó, com 1.187m, é considerado um dos cartões postais da Serra do Espinhaço. O local é também ponto de partida para uma das mais tradicionais travessias do Espinhaço Sul: A Travessia Lapinha-Tabuleiro.

 

O vilarejo possui cerca de 300 habitantes, e é esse seu jeitinho de roça que encanta todos os seus visitantes. O pequeno distrito possui basicamente uma Capelinha, um grupo escolar, um telefone público, um campo de futebol, um mercadinho, alguns restaurantes e uma infinidade de belezas naturais. Os atrativos são diversos: inúmeras cachoeiras, lagos, grutas, rios, picos, sítios arqueológicos, fauna, flora e é claro, uma cultura local que encanta todos com sua receptividade.

 

De acordo com os seus moradores, Lapinha da Serra foi fundada por três famílias que trabalhavam nas fazendas da região, no século XIX. Por ser um vilarejo até hoje quase todos os seus moradores possuem um grau de parentesco próximo, gerando uma série de casamentos consanguíneos.

 

A economia local é voltada basicamente para subsistência, através da agricultura familiar e pecuária leiteira em baixa escala. O ecoturismo tem se tornado uma alternativa para desenvolvimento local.

 

Como a estrada que dá acesso a este paraíso, tão próximo da capital mineira, foi construída há pouco mais de dez anos, os moradores ainda estão se acostumando com o fluxo crescente de turistas. Acredite se quiser, mas antes de 1999 era praticamente impossível o tráfego de automóveis.

 

A Vila ainda está se adaptando, alguns moradores já possuem casas que podem ser alugadas, há ainda três pousadas e alguns campings que são ótimas opções para quem quer ficar perto da natureza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lapinha fica tranquila quase o ano inteiro, somente no período de festas religiosas é que a cidade fica realmente muito movimentada com turistas e moradores de cidades próximas. Principalmente durante o período de 19 a 23 de janeiro, período em que acontece a festa do padroeiro de Lapinha, São Sebastião, e nos dias de São Pedro, Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, e é claro a tradicional festa junina.

 

As festas realmente são muito lindas, principalmente para quem gosta de Batuque (dança de origem angola-conguense). O Batuque está presente em todo vilarejo, ele é realizado semanalmente pelos seus moradores. A dança acompanhada de sapateado, palmas e tambor, quando de negros. Já no batuque de branco, o pandeiro e a viola são tocados.

 

Agora você deve estar se perguntando. E como faço para chegar nesse paraíso? O acesso é bem fácil. Utilizando a rodovia MG-10, sentido Serra do Cipó, deve-se virar a esquerda quando avistar a pousada “D’ Elder Pousada”, pegar a estrada que dá acesso a Santana do Riacho e seguir por 30km. Após chegar em Santana do Riacho, contornar a Praça central e seguir pela rua da prefeitura até a estrada de terra, seguindo por mais 11km. Pronto você chegou ao lugar que parou no tempo e que realmente vale a pena conhecer, pois é mágica a paz que ele transmite.

 

Uma curiosidade bastante peculiar é que lá não possui cemitério, quando alguém morre eles descem em caminhada com o falecido, por aproximadamente 11 km até Santana do Riacho. Ultimamente Lapinha também vem sendo utilizada como cenário perfeito para fotos de casais apaixonados.

 

É válido ainda dizer que se você não consegue ficar longe de internet e celular pode começar a repensar sua ida até Lapinha, pois lá isso não existe. Cartões de crédito e cheques, também são itens que não fazem parte do cotidiano desse vilarejo. Mas acredite se quiser, são essas pequenas diferenças que tornam Lapinha da Serra um lugar tão especial, onde você esquece todos os seus problemas e consegue realmente descansar e curtir a natureza. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernanda Pinho

© 2016 por Uai Divas

bottom of page