top of page

Parto e pós-parto

Parto Normal - Métodos não farmacológicos para alívio da dor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando se fala em Parto Normal, uma das coisas que vem na mente é a dor. Mas você sabia que existem métodos não farmacológicos para o alívio da dor?

 

Já falamos das vantagens e desvantagens do Parto Normal (clique aqui) e vimos que as vantagens superam muito as desvantagens.

 

Como já disse, sou Enfermeira Obstetra e incentivo a realização do parto normal, pois vi na prática como este procedimento é mais aconselhável e saudável tanto para a mãe quanto para o bebê.

 

Mas sentir dor não é bom e ninguém gosta, não é mesmo?

 

Posso falar de experiência própria, passei por isso há 5 meses atrás (em breve relatarei para vocês) e estes métodos que vou listar abaixo me ajudaram bastante.

 

- Deambular: Andar durante o trabalho de parto pode te distrair e estimular a descida do bebê devido à posição vertical e desta forma diminuir o tempo de trabalho de parto

 

.- Bola: Além de ajudar no alívio da dor a bola também contribui para a descida do bebê. Na bola a parturiente tem a possibilidade de ficar na vertical com a coluna ereta, porém sem desconforto já que a mesma permite o movimento da gestante tanto para cima e para baixo, quanto movimentos rotativos, ou jogando a pelve para frente e para trás.

 

- Banho de aspersão (ou banho de chuveiro): No banho o indicado é água morna a quente, pois o calor promove vasodilatação periférica e relaxamento muscular. No banho de chuveiro você alia duas técnicas: relaxamento devido ao calor e incentivo a descida fetal devido à posição vertical. O banho de imersão (ou de banheira) também é excelente, porém são poucas as maternidades que possuem banheira. Além disso, o banho de imersão pode relaxar tanto que diminui a intensidade e duração das contrações.

 

- Escada de ling: É uma escada de madeira fixa na parede que permite exercícios como agachamento e levantamentos, o que auxilia na dor e mais uma vez na descida do bebê.

 

- Massagens: Esta técnica é boa sempre né, ainda mais quando estamos sentido dor. Esta é a função do(a) acompanhante, converse com ele(a) durante a gestação e vá treinando esta técnica.

 

Estas são as técnicas mais conhecidas e utilizadas, conheça sua maternidade de referência e veja quais as técnicas ela oferece.

 

E o mais importante, fique tranquila!

 

Fabrinne Apolonio

 

© 2016 por Uai Divas

bottom of page