top of page

Gravidez

O uso de medicamentos durante a gestação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O uso de medicamentos sem prescrição médica é uma prática comum, porém incorreta, visto que praticamente todos os medicamentos possuem algum efeito colateral, além disso, existem aqueles que interagem entre si ampliando os efeitos colaterais ou tornando ineficaz a ação do medicamento.

 

Se essa prática não deve ser realizada por pessoas saudáveis, para as gestantes está completamente proibida. Nenhuma gestante pode fazer uso de medicamentos sem conhecimento do profissional de saúde que a acompanha na gravidez.

 

Mesmo os medicamentos que não apresentam riscos para a mulher e o bebê devem ser prescritos pelo profissional, como, por exemplo: Ácido fólico, Sulfato Ferroso, Vitamina A, Piridoxina (vit. B6), Vitamina D3.

 

Até mesmo aqueles medicamentos que pode ser comprados sem receitas e muito usados no dia a dia como o ibuprofeno, captopril e aspirina podem causar consequências ruins na gravidez como aborto espontâneo, falência renal no bebê e hemorragia na mãe e na criança.

 

Medicamentos como Benzatron, Gamax, Keforal, Sinvastatina, Busonid, encontram-se num grupo de controle onde os estudos não foram feitos em mulheres e sim em animais e nestes não foram encontrados riscos, mas foram encontrados efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, especialmente durante o último trimestre de gravidez.

 

Hepatilon, Gamaline V, Pravacol, Desonida, Tolrest são medicamentos que apresentaram alguns efeitos colaterais no feto dos animais, mas o benefício do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez.

 

Já os medicamentos do grupo abaixo são extremamente perigosos e apresentam evidências de risco em fetos humanos, só devendo ser usado se o benefício justificar o risco potencial. Em situação de risco de vida ou em caso de doenças graves para as quais não se possam utilizar drogas mais seguras, ou se estas drogas não forem eficazes. Estes medicamentos são: Amitriptilina; Espironolactona, Azatioprina, Estreptomicina, Primidona, Benzodiazepinas, Fenitoína, Bleomicina, Fenobarbital, Propiltiouracilo, Ciclofosfamida, Cisplatino, Hidroclorotiazida, Citarabina, Imipramina, Clobazam, Clorambucil, Valproato, Clorazepato, Cortisona, Mercaptopurina, Vincristina, Daunorrubicina, Metadona, Doxorrubicina, Enalapril.

 

As Tetraciclinas, Metotrexato, Penicilamina não devem ser usados em hipótese nenhuma durante a gestação devido à má formação fetal ou aborto.

 

Então fica o alerta, se você esta grávida e faz uso de algum medicamento, consulte seu médico antes de continuar usando. E se sentir algum mal estar não use nada que não sem o conhecimento do seu pré-natalista.

 

Abraços 

 

 

Fabrinne Apolonio 

© 2016 por Uai Divas

bottom of page