
Organizando a casa
Organização doméstica – Dicas de Economia
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval! Então, que tal aproveitar esse mês de fevereiro para colocar a vida doméstica em ordem? E, para ajudar nossos leitores a passar esse restinho de ano tranquilo, durante esse mês de fevereiro, a coluna Casa Arrumada vai se dedicar a apresentar dicas de organização doméstica.
A primeira dica do mês será sobre economia doméstica. Tema importante, já que estamos vivenciando uma grave crise financeira no Brasil, que influencia diretamente no dia a dia de uma casa. É energia elétrica, água, gás, alimentação, moradia, dentre outros, que cada dia que passa, observamos um aumento significativo, e nosso dinheiro, sumindo mais significativamente ainda.
Então, para ajudar donas e donos de casa a manter o equilíbrio em suas contas, vamos enumerar cinco dicas para economizar e ainda, quem sabe, sobrar um dinheirinho para investir em decoração para sua casinha.
1- Organize-se: Para iniciar o processo, é importante elaborar uma planilha com todos os seus gastos, todos mesmo. Com essa planilha é possível eliminar pequenas despesas que poderão ser eliminadas, que, no final do ano se torna uma economia significativa. Para quem tem conhecimento em Excel, poderá utilizar uma tabelinha elaborada para esse fim, ou até mesmo baixar algum aplicativo de economia doméstica. Eu utilizo um aplicativo para Android que chama Gerenciador Financeiro Mobilis, ele é fácil de usar, e atende bem minhas necessidades. Outra dica de organização é verificar no extrato quanto seu banco cobra de tarifas mensais, e negociar com o seu gerente a isenção delas. Negocie também tarifas do cartão de crédito. Uma dica prática é ameaçar trocar de bandeira do cartão ou do banco, esse é um ótimo meio de persuasão.
2- Economizando no Mercado: Sabe aquelas dicas que estamos cansados de escutar? Sim, vou precisar repeti-las, porque, por mais que você acha que não, elas fazem a diferença sim! Estou praticando em casa, e esse mês consegui economizar quase R$ 100,00 na hora das compras. Então vamos a elas: Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado; compare o preço por quilo ou litro, ao invés de comparar apenas as marcas; não vá ao mercado com fome, a fome é inimiga da sensatez, e provoca uma vontade louca de comprar besteiras; Evite aquela ida à padaria cara da esquina para comprar coisas que você poderia comprar no mercado pela metade do preço, é só gerenciar bem a quantidade de mantimentos em casa para não ter surpresas de última hora; aproveite também promoções para fazer um estoque de itens não perecíveis.
3- Economizando em compras diversas: Evite aqueles passeios ao shopping, é muito fácil cair na tentação de comprar o que não precisamos somente porque estava em promoção. Abra mão de roupas de grifes, não se trata de abrir mão da qualidade, mas é possível encontrar uma melhor relação custo/benefício. Compare os preços na internet, antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa em sites comparadores de preço e agregadores de ofertas para encontrar o melhor negócio. Compre a vista, Quem tem paciência e disciplina para guardar dinheiro e realizar suas compras à vista pode ser premiado com um bom desconto. Além disso, com o dinheiro todo em mãos é possível negociar com o vendedor mais benefícios antes de realizar a compra.
4- Economizando em casa: Troque todas as lâmpadas incandescentes de sua casa pelas fluorescentes; além da maior durabilidade, as lâmpadas fluorescentes geram uma economia de até 75%. Sempre que você sair de um cômodo, apague as luzes e desligue os aparelhos que estava usando, assim é possível ajudar o meio ambiente e ainda reduzir sua conta de energia. Feche a torneira para escovar os dentes ou lavar a louça, mais um hábito ecologicamente correto que ajuda seu bolso. Cancele assinaturas desnecessárias, principalmente de jornais e revistas, que ficam empilhando em sua casa ocupando espaço. Use a máquina de lavar cheia e passe toda a roupa de uma vez.
5- Readapte serviços básicos: Analise com atenção suas faturas de telefonia, internet e TV a cabo. Você realmente faz uso de todos os minutos que tem, assiste a todos os canais, precisa da velocidade mais rápida? Se a resposta for não, mude para um plano mais básico ou cancele o serviço. E aquela assinatura de revista de que não abre mão, a melhor coisa a fazer é não aceitar a renovação automática. Sempre que a assinatura vencer, o comercial da revista vai entrar em contato abrindo a possibilidade de negociação por um bom desconto ou conseguir estender a assinatura sem pagar nada. Se fosse automático, simplesmente seria cobrado e ponto final.
E não se esqueçam, economia doméstica é a administração das contas da casa. Todas as famílias, mesmo sem se dar conta, necessitam administrar as contas da casa. Se não fizer isso as coisas podem sair do controle e antes do final do mês o dinheiro pode acabar e contas podem ficar sem pagar.
Por isso, siga nossas dicas e aproveite o dinheiro economizado para fazer uma viagem especial, comprar algo bem legal, investir o seu dinheiro, enfim, no que melhor lhe couber.
E importante, pratique essas dicas sempre, não somente em tempos de crise!
Abraços.
Patrícia Santos

