
Filhos
Os primeiros cuidados com o recém-nascido
-Nasce um filho, nasce uma mãe, surge uma família!
Eis que o seu bebê nasceu! Mesmo que não seja seu primeiro filho você ainda tem algumas dúvidas, pois sabemos que cada filho é diferente um do outro. Além disso, cada ano surge diversos novos artigos para cuidados com os bebês.
Para iniciar a página Filhos da Coluna Esperando um Bebê vamos falar sobre os primeiros cuidados com a criança que acabou de nascer.
O primeiro contato da mãe e do filho (a) ocorre ainda na sala de parto e neste momento é a excelente oportunidade para se criar o vínculo mãe/filho, é hora de iniciar a amamentação.
Colocar o recém-nascido (RN) para sugar o seio na primeira hora de vida beneficia tanto a mãe quanto o bebê. Quanto mais cedo o RN começar a sugar o seio mais rapidamente o leite tende a descer. Além disso, na primeira hora após o parto ele (a) encontra-se ativo devido ao trabalho de parto e suga mais facilmente, com o passar do tempo, ele(a) vai ficando mais hipoativo (sonolento) e pode ter dificuldade para mamar. A sucção do seio libera ocitocina na corrente sanguínea da mãe que atua na contração do útero e reduz o risco de hemorragias.
Ainda na maternidade a criança recebe cuidados importantes como o uso da Fitomenadiona (vitamina k1) e a credeização (nitrato de prata). O primeiro se trata de um medicamento injetável administrado na face lateral da coxa do bebê utilizado para prevenção e tratamento de diversas formas de hemorragias.
No segundo pinga-se uma gota de nitrato de prata 1% em cada olho do RN para prevenir a conjuntivite gonocócica (causada pelo gonococo ou Neisseria gonorrhoeae, bactéria que pode ser transmitida da mãe para o bebê no canal do parto, caso ela esteja infectada).
Também logo após o nascimento é feito as medidas do bebê, avaliando o peso, comprimento e Perímetros Cefálico (cabecinha), torácico (peito) e abdominal (umbigo). Essas medidas são importantes para avaliar se o RN desenvolveu-se corretamente dentro do útero e para as posteriores avaliações de crescimento e desenvolvimento que terão como base as medidas do nascimento.
O RN também deve receber ao nascer a vacina BCG e a primeira dose de hepatite B (falaremos de vacinas mais tarde). Estas vacinas muitas vezes são administradas ainda na maternidade, mas caso seu bebê não as receba procure a unidade de Vacinação do seu município o mais rápido possível após o parto.
Outro cuidado importante com os RNs é o curativo do coto umbilical (umbigo). Este curativo deve ser feito exclusivamente com álcool absoluto e gazinha, até o coto secar e cair sozinho. Nunca usar qualquer outro objeto no umbigo devido ao risco de infecção. Não há necessidade de faixas, moedas ou qualquer utensilio para o umbigo “entrar”, pois o mesmo vai voltando ao normal sozinho.
Outros cuidados também são importantes para o Recém-nascido como os testes do olhinho, orelhinha, pezinho e outros, que abordaremos a semana que vem.
E lembre-se todos estes cuidados devem ser registrados e as informações entregues aos pais do RN. Hoje em dia utilizamos a Caderneta de Saúde da Criança fornecida pelo Ministério da Saúde, ela é completa, possui campos para anotar as medidas antropométricas e as vacinas, e ainda contem muitas informações para os pais.
Por hoje, ficaremos por aqui, para que você possa curtir um pouco mais o seu bebê.
.
Fabrinne Apolonio



