
Filhos
Os primeiros cuidados com o recém-nascido - continuação
Dando continuidade aos primeiros cuidados com o Recém-nascido, esta semana vamos falar sobre os testes realizados nos primeiros dias de vida.
Teste do Pezinho ou triagem neonatal
O mais antigo e conhecido é o Teste do Pezinho, onde é feita uma pequena punção nos pezinhos da criança, para a coleta de gotas de sangue, através da qual é feita análise laboratorial que permite diagnosticar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Geralmente são doenças que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível. Esse teste deve ser feito a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento da criança.
Teste da Orelhinha
O teste da orelhinha virou lei em 2010 e deve ser feito, prioritariamente, durante o primeiro mês de nascimento. Ele é realizado por fonoaudiólogos e dura de três a cinco minutos. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido do bebê. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.
Teste do Coraçãozinho
A partir de 2014 com a publicação da Portaria n° 20, de 10 de junho de 2014, o Teste do Coraçãozinho ou a oximetria de pulso, tornou-se obrigatória em todas as maternidades da rede pública de saúde. O exame é simples e consiste em posicionar um oxímetro no dedo da mão direita do recém-nascido e no dedo de um dos pés. Segundo a pediatra Tatiana Coimbra, coordenadora-adjunta de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde “O teste é uma triagem e o recém-nascido que apresentar alterações deverá realizar o ecocardiograma e não receber alta até que o diagnóstico seja esclarecido”. Este teste permite diagnosticar precocemente a cardiopatia em recém-nascidos aumentando as chances da eficácia do tratamento e evitando óbitos. O teste deve ser feito na maternidade, entre 24 e 48 horas após o nascimento.
Teste da Linguinha
Em 20 junho de 2014 foi promulgada a Lei nº 13.002, que obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês. Com a aplicação desse protocolo é possível identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar.
Teste do Olhinho
Este exame deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê e se trata de uma luz direcionada ao olho da criança a uma distância de 20/30 centímetros, que deve refletir um tom vermelho semelhante ao observado em fotografias com flash. De acordo com as Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância Todos os nascidos devem ser submetidos ao Teste do Reflexo Vermelho antes da alta da maternidade e pelo menos uma vez ao ano do 3º ao 5º ano de vida. Uma vez detectada qualquer alteração, a criança precisa ser encaminhada para esclarecimento diagnóstico e conduta precoce em unidade especializada.
Fontes:
- Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância: Detecção e Intervenção Precoce para a Prevenção de Deficiências Visuais
- Cartilha do Teste da Linguinha: para mamar, falar e viver melhor. -- São José dos Campos, SP : Pulso Editorial, 2014
Fabrinne Apolonio


