
Parto e Pós Parto
O Parto
Terminado o primeiro período do trabalho de parto (a dilatação), conforme explicado no post anterior, inicia-se o período expulsivo, onde o bebê passará pelo canal de parto e se dará o nascimento.
Nesta fase é o momento da mulher se concentrar fazendo um pouco de esforço para expulsar seu filho.
As contrações nesta fase ficam mais longas e com intervalos mais curtos (uma contração com duração média de 60 segundos a cada dois minutos) e é durante a contração que a mulher deve fazer a força para impulsionar o bebê para a saída. Nos intervalos entre as contrações deve-se aproveitar para descansar já que na próxima contração é o momento de fazer força novamente.
O período expulsivo pode durar um pouco e a cada intervalo das contrações deve-se auscultar os batimentos cardíacos fetais (BCFs) para ter a certeza que tudo ocorre bem.
Em uma destas contrações se ouvirá o profissional de saúde informar que o bebê está coroando, isto significa que a cabecinha começa a aparecer na vagina e o bebê em alguns segundos sairá por completo.
Após a saída da cabeça o bebê faz uma rotação de 90 graus (conforme imagem), desprende os ombros e nasce. Nesse momento não é nem mais necessário fazer força, pois, o bebê praticamente escorrega.
Terminado o período expulsivo, corta-se o cordão umbilical (que pode ser feito pelo pai) e começa a próxima fase: a Dequitação.
Este período nada mais é que a retirada da placenta. O útero continua contraindo, mas dessa vez indolor, e a placenta começa a se desprender dele. (figura 2)
O profissional de saúde que assistiu o parto vai fazer uma tração no cordão umbilical para ajudar na retirada da placenta. Nunca se deve puxar a placenta pelo cordão, pois o mesmo pode romper e permanecer restos placentários no interior do útero.
Depois de saída da placenta, faz-se uma revisão da mesma para ter a certeza de que saiu por completa.
Em seguida inicia-se o quarto período do Trabalho de Parto: A revisão, onde se verifica o canal do parto, a vagina, a presença ou não de lacerações. É o momento também da mãe curti o bebê e iniciar a amamentação. Este período tem duração de até uma hora após o parto (para alguns autores quatro horas) e é um momento muito importante, pois verifica o estado clinico da mãe e do bebê, identificando precocemente qualquer alteração como, por exemplo, sangramentos aumentados e outros.
A partir daí é só curtir o bebê e amamentar.
Fabrinne Apolonio

