top of page

Divã da Lorena

Vida a Dois: Planejamento em Família

 

 

 

 

 

 

 

Entramos no ano de 2016 e com ele as promessas de ano novo. Que tal começar cumprir tais promessas e a se planejar? Já estamos em fevereiro e já passou o carnaval, que é quando dizem que enfim começa o ano.

 

Então hoje vamos falar de planejamento em família. Como se organizar financeiramente, profissionalmente, a vida familiar e você!

 

E para pontuar questões sobre o tema, batemos um papo com Ana Cristina, empresária e

mãe, que vive envolta a múltiplas tarefas. Ela vai falar um pouquinho sobre sua vida e

compartilhar dicas do seu planejamento.

 

Ana Cristina, me fala um pouco de você. Como é sua vida, o que você faz e como você se

organiza?

Sou gestora de empresas, empresária, coach executivo, líder em um ministério na minha

igreja, estudante de Teologia, casada e mãe de dois filhos. Minha vida apesar de tantas tarefas é muito tranquila, o segredo é o planejamento diário e o cumprimento do mesmo, sabedoria para reconfigurar aquilo que sai do planejado e o mais importante, obter colaboração diária daqueles que me cercam.

 

Quando se tem filhos, marido, uma profissão, as coisas se complicam e acaba que nos deixamos de lado. O que você diz sobre isso?

O cuidado consigo mesmo tem muito a ver com o amor próprio, este amor obtemos pela graça de Deus. Planeje suas consultas médicas, deixe os filhos com as avós com uma amiga de confiança e saia sozinha com seu marido. Faça isso sem culpa! Lembre se que antes de ser seu, os filhos são do Senhor e Ele cuida de uma forma especial.

 

E quando empurramos com a barriga aquelas promessas “Esse ano eu vou emagrecer; praticar um exercício físico...“. O que você acha que essas pessoas devem fazer, quais atitudes tomar?

As promessas mais difíceis de cumprir são as que fazemos para nós mesmo, quando adotamos o planejamento e temos a consciência que somos líderes de nós mesmos começamos a não mais nos negligenciar e assim cumprimos nossas metas.

 

Vamos falar sobre a vida financeira. O país está passando por um período difícil. Nós precisamos trabalhar e ter nossa vida financeira estabilizada. Como você visualiza esse cenário?

O cenário que vivemos hoje é uma grande oportunidade para criar. O grande segredo é a criatividade! Às vezes não conseguimos trabalhar fora por conta dos filhos pequenos, e deixá-los em casa às vezes supera o valor que o mercado paga naquele momento. Aí a criatividade faz toda diferença! Podemos neste momento cuidar dos filhos e ter algo que façamos em casa para ajudar no orçamento. Já vi mulheres que começam assim e se tornam grandes empresarias. Economize, pesquise preço, gaste aquilo que você ganha, pense antes de comprar.

 

Nós mulheres temos uma infinidade de coisas para fazer e realizar. O que você aconselha pra mulher jovem até as mais maduras?

Faça uma lista de suas tarefas diárias. Separe o que você mesma tem que executar, delegue aquilo que você precisa de colaboração, trace metas e cumpra. Não confie na memória para lembrar. Adote uma "âncora" que pode ser um acessório ou um objeto. Qualquer coisa que te faça lembrar toda vez que olhar.

Se você trabalha fora, mantenha a casa organizada, ensine aos seus filhos a importância da colaboração doméstica. Encoraje seu marido a dividir as tarefas com você. Às vezes isso lhe exigirá uma boa dose de bom humor, mas com o tempo ele irá perceber o quão prazeroso é dividir o amor e o cuidado da família através das tarefas domésticas.

Não tente fazer tudo sozinha, mas também não exija tanto de você. Se permita a ficar em casa atoa mesmo quando se tem muito a fazer. Gaste tempo com seu marido numa boa conversa; sente com seu filho e pergunte da escola, da faculdade, do trabalho.

Separe tempo para você ler um livro, fazer curso ou algo que te faça feliz. Faça planos junto com sua família, deixe que seus filhos participem.

Façam previsão financeira juntos, todos precisam saber o quanto se tem a gastar com despesas mensais, lazer, etc. Junte moedas para comprar algo que a família deseja comprar para casa. Aqui em casa, por exemplo, queríamos comprar uma máquina fotográfica quando meus filhos ainda eram pequenos. Juntamos um ano de moedinhas e compramos a máquina. Atualmente, estamos juntando moedas para gastar em uma viagem que planejamos fazer no final do ano.

Assim ensinamos o valor do dinheiro, criamos afinidade por estarmos no mesmo propósito e no dia de abrir e contar é uma festa!

Enfim, planeje ser feliz!Pratique a Regra de Ouro sempre: Não faça com as outras pessoas o que você não gostaria que fizesse com você. Pense antes de falar. Prefira ter paz ao invés de razão.Creia que Deus está sempre no comando e que tudo colabora para o bem daqueles que o ama.

 

Ana Cristina Soares Dias - Gestora de empresas, empresária, Coach Executivo, líder em um ministério na igreja, estudante de Teologia, casada e mãe de dois filhos.

 

 

Lorena Chagas

© 2016 por Uai Divas

bottom of page