top of page

Gravidez

Pré-Natal

 

A gravidez chegou, e apesar de não ser um estado de doença, as mulheres precisam estar atentas a alguns cuidados que são fundamentais.

 

O primeiro passo é iniciar o mais precocemente possível o pré-natal que tem como objetivo garantir o desenvolvimento da gestação, finalizando com a mãe e o recém-nascido saudável após o parto, sem impacto para a saúde materna.

 

A consulta de pré-natal pode ser realizada pelo médico obstetra, por médico e enfermeiro da Estratégia Saúde a Família (ESF) ou pela enfermeira obstetra.

 

É direito e dever da mulher realizar o pré-natal.

 

Segundo a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, artigo 3º paragrafo único:

 

As instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde, em todos os seus níveis (...) obrigam-se a garantir, em toda a sua rede de serviços (...)

        I - a assistência à concepção e contracepção;

        II - o atendimento pré-natal; (...)

 

O ideal é que o pré-natal seja iniciado antes da 12º semana de gestação, e que seja realizada no mínimo 06 consultas, sendo mais aconselhável uma por mês até a 34º semana e depois uma consulta na 36º e daí em diante uma por semana até o parto.

 

Alguns exames também são de fundamental importância no pré-natal como ABO-Rh, VDRL, Urina – rotina, Glicemia de jejum, hemoglobina/hematócrito, testagem anti-HIV, entre outros (em breve abordaremos cada exame detalhadamente).

 

Em cada consulta deverá ser realizada a classificação de risco gestacional e caso a gestante apresente algum fator de risco, a mesma deve ser encaminhada para o serviço de referência correspondente.

 

Às vezes a gestante pode achar que a consulta de pré-natal é desnecessária, pois o bebê está mexendo bastante e ela se sente bem, porém não são só estes os sinais que tudo ocorre como deveria.

 

É na consulta de pré-natal que o profissional de saúde pode reconhecer alguma alteração na gestação avaliando em todas as consultas a pressão da gestante, seu peso, a existência ou não de edemas, as suas queixas e até mesmo o seu lado emocional.

 

Acompanha-se também o crescimento uterino e os batimentos cardíacos fetais (BCFs) que são indicadores importantes de que tudo realmente vai bem.

 

Todos esses dados são anotados no cartão da gestante, que como o próprio nome já diz, é da gestante, e deve estar com ela por onde for, pois caso necessite de algum atendimento o cartão informará dados essenciais da gestação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante as consultas é a oportunidade que a gestante, e até o companheiro, tem de tirar todas as dúvidas da gravidez, parto e pós-parto.

 

Por esses e outros motivos que o pré-natal é tão importante. Então não negligencie sua saúde nem a do seu bebê. Faça corretamente seu pré-natal.

 

 

Fabrinne Apolonio

 

© 2016 por Uai Divas

bottom of page