
Diário de uma Viajante
Saquarema, capital nacional do surf
Um mês de blog e me dei conta de que não tinha falado de um destino que deixa qualquer mineiro doido, a praia. Porque mineiro que é mineiro encara praia até com chuva! E para abrir com chave de ouro, resolvi falar de um destino que frequentei a minha vida inteira que é Saquarema, onde fiz grandes amizades que subiram a serra.
Saquarema fica na região dos lagos no Rio de Janeiro à aproximadamente 100Km da capital do estado. O título de capital nacional do surf não é atoa, na praia de Itaúna as ondas chegam a três metros de altura e garantem condições ideais para o município sediar etapas de campeonatos mundiais do esporte desde a década de 1970. O município possui belas praias que são elas: Barra Nova, Boqueirão, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila.
Apesar de ondas grandes e mar bravo, Saquarema não abriga só surfistas, como já adiantei frequento a praia desde os meus dois anos de idade e, como meu pai sempre disse, o mais importante é o respeito com o mar, por isso no verão e nos feriados é possível ver famílias, sem intimidade com a prancha, desfrutando do lugar de areias brancas e finas, da estrutura dos quiosques e da bela paisagem que é formada, além das belas praias, por várias lagoas.
Saquarema guarda aquele gostinho de cidade litorânea do interior, e até mesmo nos feriados é possível curtir a praia sem precisar ficar disputando o lugar da toalha. Não que não fique cheio, mas não fica lotada igual algumas praias famosas brasileiras.
Um dos locais mais lindos de Saquarema é o Topo do Morroque que divide a praia de Itaúna e a praia da Vila. Para chegar até lá basta seguir em direção à igrejinha de Nossa Senhora de Nazaré, um charme a parte com toda aquela sua escadaria, e se preparar para desfrutar de uma bela vista.
Saquarema é também a terra do vôlei, uma vez que abriga o Centro de Desenvolvimento de Voleibol, coordenado pela Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, onde também funciona o Museu do Vôlei. É neste centro que a Seleção Brasileira de Vôlei realiza seus treinos, alguns inclusive são abertos a visitação.
Além do surf e do vôlei, Saquarema abriga também o Templo do Rock (museu e residência do roqueiro Serguei, conhecido como o roqueiro mais antigo do país).
Vale lembrar que Saquarema ainda possui várias cachoeiras para visitar, o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4500 anos) e uma rampa de voo livre (ainda não tive coragem de ir).
Dicas:
- Não deixe subir as escadas da igreja, se tiver preguiça de ir andando vá de carro, a vista é maravilhosa;
- Cuidado com o mar, não deixe crianças sozinhas e não queira ir para o fundo, respeite a maré e os avisos de onde pode entrar;
- Para quem viaja com crianças e ficou com medo, na praia da Vila tem a prainha, que para crianças é bem mais tranquilo.
- Assista o vídeo abaixo, com ele da para se ter ideia de como Saquarema é maravilhoso.
Espero que tenham gostado do destino, desfrutem bem dessa cidade encantadora e depois me contem se já foram ou se ficaram com vontade de ir.
Até a nossa próxima viagem.
Fernanda Brito de Pinho


