top of page

Série: Comportamento

A Boca Fala do que o Coração Está Cheio (Mateus 12:34b)

 

Palavras tem um poder que nem imaginamos. Ela tem o poder de arruinar ou melhorar tudo. Tem um ditado que diz: “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.

 

Muitas vezes nos exaltamos em discussões sejam em família, com o marido ou namorado, na empresa. Ou vomitamos as palavras em cima de até quem mais amamos e acaba numa situação delicada. Filhos magoam pais, pais magoam filhos, maridos magoam esposas e o contrário também. É um círculo vicioso.

 

Colocamos tudo a perder, pois palavras não voltam atrás e tem um efeito que pode colocar piorar tudo.

 

Mesmo que estejamos certos numa situação ou mesmo quando não concordamos com algo, não devemos vomitar palavras em cima dos outros. Primeiro que ninguém é obrigado a concordar com o que pensamos ou nosso modo de viver. Temos o livre arbítrio e ele nos dá a liberdade de agirmos como achamos correto.

 

Podemos influenciar pessoas positivamente, aconselhar e até mesmo colocar nosso ponto de vista, mas, de uma forma cordial e inteligente.

 

Se a outra pessoa for provocadora ou até mesmo jogar sujo, simplesmente não entre no jogo dela. Seja inteligente! Não entre em discussões tolas. Isso só vai servir para estressar você e acabar perdendo a razão, mesmo que você esteja certo na situação.

 

Vou deixar aqui alguns breves conselhos para você que tem mania de falar tudo o que pensa. Saber a conviver com a diferença das pessoas e aprender a falar é muito melhor.

1- Meça suas palavras quando falar com qualquer pessoa. Se quer conseguir algo, seja sábia (o). Não é pela força, nem pela grosseria, nem no grito que você vai conseguir alguma coisa;

 

2- Se estiver nervosa (o), conte até dez antes de falar qualquer coisa. Lembra que quando estamos assim, acabamos saindo da razão e falando aquilo que não queremos e acabamos magoando a outra pessoa;

 

3- Se quer que alguma pessoa compre sua ideia, estude seu projeto e fale com entusiasmo. Coloque os pontos fortes e seja otimista ao falar;

 

4- Respeite o ponto de vista de outras pessoas. Seja coerente ao falar da ideia dos outros. Se não gosta do que o outro pensa, coloque sua opinião com respeito. As pessoas têm formas diferentes de pensar, por isso devemos saber ouvir e saber falar.

 

5- Enfim, ame mais e julgue menos! Temos mania de achar que as pessoas são obrigadas a aceitar nossas ideias e nosso jeito de agir ou pensar. Vivemos num mundo com pessoas de cor, raça, religião e escolhas diferentes. Aprender a lhe dar com pessoas é um desafio, mas como diz a canção: “É preciso saber viver” e digo mais, a conviver!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Provérbios 12:18.

 

 

Lorena Chagas

 

© 2016 por Uai Divas

bottom of page