top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Como Servir o Vinho

  • Patrícia Santos
  • 17 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Na publicação de semana passada aprendemos sobre os princípios básicos da harmonização dos vinhos. Assim, para completar o aprendizado básico sobre o vinho, conhecido como o néctar dos Deuses, e que combina com esse friozinho de outono e do inverno que vem aí.


Hoje vamos indicar algumas regras que deixarão sua experiência gastronômica, regado a bons vinhos, um sucesso. Após a escolha do vinho, de acordo com as regras apresentadas na ultima publicação, chegou a hora de servir.


A primeira característica que devemos observar é quanto a temperatura do vinho. O vinho não pode estar nem muito frio nem muito quente. Em ambos casos ele perde sua verdadeira personalidade. Em termos gerais, o vinho branco é servido mais frio do que um tinto. Mas, atenção, a escala de temperaturas é variável e depende do tipo do vinho. Cada vinho tem o seu melhor se servido na temperatura correta.


Já ouviu falar do decantador? Trata-se de um recipiente de vidro próprio para servir vinho. Normalmente usado para vinhos tintos, pois os demais vinhos podem ser servidos diretos da garrafa. O vinho tinto deve ser aberto pelo menos entre 30 minutos e uma hora antes da refeição e colocado lentamente em um decantador. Esse processo permitirá que o vinho respire antes de servir, o que acentuará o aroma e, consequentemente o seu sabor.



Se em sua refeição você optar por servir mais de um tipo de vinho, deve-se seguir a seguinte ordem: primeiro o seco e depois o doce; o vinho novo deve preceder o velho; e o branco serve-se sempre antes do vinho tinto.


Segundo as regras de etiqueta, não devemos servir copos cheios, e nos vinhos, essa regra é levada muito a sério. Se servir vinho tinto, sirva até 2/3 da taça apenas, e se for branco, não ultrapasse metade do copo. No caso dos vinhos espumantes, deve-se encher a taça tipo flauta até três quartos para poder observar a ascensão das borbolhas.



E, por fim, mas não menos importante, “Como segurar a taça”. A taça será segurada sempre pelas hastes, entre o polegar e o dedo indicador. Nunca segure pelo cálice, ou corpo da taça, para evitar que o vinho esquente em suas mãos.


Bom, com as dicas apresentadas na semana passada, e essas informações que compartilhamos hoje, tenho certeza que você está pronto para receber amigos em casa, com uma experiência gastronômica de harmonização de alimentos e vinho, bem como apresentando um serviço impecável.


Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar o seu curtir na mensagem, comentar e compartilhar em suas redes sociais.


Abraços


Patrícia Santos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page