Andradas e seus vinhos
- Fernanda de Pinho
- 19 de mai. de 2016
- 4 min de leitura

Hoje iremos viajar até Andradas, uma cidadezinha mineira maravilhosa e aconchegante que sempre quando posso visito. E confesso que a inspiradora para escrever esse post foi a nossa colunista Patrícia Santos que tem falado de vinhos há duas semanas em sua coluna. Afinal, você não precisa viajar até o sul do Brasil para conhecer uma vinícola, aqui em Minas mesmo temos uma cidade linda que você vai amar conhecer.
Andradas está localizada no sul de Minas, bem pertinho de Jacutinga (cidade em que vivo), e por isso o frio no inverno é bem marcante, com temperaturas que chegam até os 0°C.
A prática de esportes de aventura e ecoturismo é muito comum na cidade, que é repleta de cachoeiras, cavernas, pedras e rios. No Pico do Gavião há uma rampa de voo livre, que possui 1.663 metros de altitude, e é bastante conhecido, atraindo turistas de todo o mundo. O município atrai também escaladores que amam escalar as serras “Pedra do Elefante” e Pedra do Pântano.
Andradas também é conhecida pelo enoturismo, e é essa parte que mais me encanta mesmo eu não bebendo bebidas alcoólicas. É realmente mágico percorrer as vinícolas, aprender como se faz um vinho e depois poder degustar o vinho produzido ou um belo suco de uva.
Andradas, assim como a maioria das cidades do sul de minas, tem as suas origens na imigração italiana, e com isso o cultivo de videiras foi introduzido no século XIX pelo Coronel José Francisco de Oliveira. Até meados da metade do século passado, cerca de 54 famílias produziam vinho em escala comercial. Segundo alguns relatos há indícios que o número chegou a 72 unidades produtivas.
Em 1954, com a 1ª Festa do Vinho, a bebida começou a ser mais divulgada e a cidade ficou nacionalmente conhecida. Atualmente, são 7 famílias, que produzem a bebida a partir de 11 variedades.
Listei abaixo todas as opções para conhecer as vinícolas:
Adega J. Bertoli
Rua São José, 119 – Bairro: Vila Santa Rita (35)3731-1507 – Ítalo
bertolivinhosbertoli@andradas-net.com.br
Fundada em 1905 por Jácomo Bertoli. Seus descendentes, já na quarta geração, buscam conservar a tradição italiana de produzir vinhos.Algumas adaptações foram realizadas na vinícola para recebimento de turistas, contando com um funcionário para recebê-los em um tour pela adega. Neste tour os turistas recebem informações sobre Andradas, a fabricação dos vinhos, degustação e comercialização dos produtos.
Vinhos Beloto
Chácara Santa Clara – Bairro: Jaguari/ Telefone: (35) 3731- 2594
www.vinhosbeloto.com.brcontato@vinhosbeloto.com.br
A adega Beloto surgiu por volta de 1930, quando o Senhor Fernando Beloto começou a fabricação de vinho. Atualmente o vinho é produzido uma vez por ano após o dia 20 de janeiro. A uva de maior qualidade é a Jaquett. Roteiro para visita na adega: moagem da uva, fermentação, armazenamento em tonéis de madeira, engarrafamento, degustação e comercialização.
Vinícola Basso Ltda
Chácara Lagoa Dourada - Bairro: Alto Alegre(35) 3731-1529
adega@vinhosbasso.com.br
No ano de 1898 a Família Basso comprou uma propriedade de terras na cidade de Andradas onde já existiam plantações de uvas. Em 1902, a família de imigrantes começa uma pequena produção de vinho, nos moldes e tradição do bom vinho europeu. Já em 1958, passa a usar métodos mais aperfeiçoados para a moagem da uva, preservando a qualidade tradicional. Hoje, há mais de 100 anos desde a fundação, o Vinho Basso continua sendo produzido com a mais pura uva, ganhando a cada ano mais adeptos ao seu sabor. A Vinícola Basso produz os seguintes tipos de vinho: tinto seco e suave, branco seco, suave e licoroso, destilado – bagaceira. A Chácara Lagoa Dourada é aberta à visitação de suas parreiras e adega, propiciando a degustação e comercialização dos vinhos ali produzidos.
Casa Geraldo - Turismo Enogastronômico
Fazenda São Geraldo - Bairro Jaguari(35)3731-1600 / 3731-2735
adega@vinhoscampino.com.brwww.casageraldo.com.br
Localizada na Fazenda São Geraldo, zona rural de Andradas, a Vinícola Campino é uma das mais recentes, fundada em 1968.Em busca da modernização e melhoria do atendimento aos turistas, foi construído o Complexo Turístico Enogastronômico Casa Geraldo, onde o visitante é recebido para a degustação do vinho, visita monitorada á adega totalmente modernizada, através de túnel subterrâneo, conhecendo todo o processo de produção da bebida, onde é possível também a compra de vinhos e produtos locais. Conta ainda com restaurante de muito bom gosto servindo massas e pratos variados e para acompanhar um bom vinho.O local abriga a vinícola que é aberta á visitação, o restaurante, a loja e um auditório.A vinícola LC Marcon é responsável pelos Vinhos Campino e Casa Geraldo.
Vinhos Marcon
R. Olyntho Trevisan, nº 60 – Bairro: Alto Alegre(35)3731-1565 ou (35)3731-3600
vinhosmarcon@andradas-net.com.br
A Associação Vinícola Marcon foi fundada em 1912. A produção e moagem da uva é realizada na Chácara Lagoa Dourada. Na vinícola podem-se ver os processos de filtragem, armazenamento e engarrafamento das bebidas. No ano de 2006 a família Marcon inaugurou sua Enoteca onde há a degustação e comercialização dos vinhos.
Vinícola Muterle
Chácara Pirapitinga – Bairro: Jardim Muterle (35)3731-1551
vinhos.muterle@hotmail.com
Mais do que uma produtora de vinho, a Adega Muterle é a história e a tradição de uma família, de imigrantes italianos que fizeram do Brasil a sua pátria. Toda a história da família, hoje em sua terceira geração, está ligada à produção de vinho, cujas mudas foram trazidas da Itália pelos próprios imigrantes. A história da Adega Muterle é antiga. Inicia em 1918, quando José Muterle chegou da Itália e iniciou sua produção de uva e vinho, a partir de então família deu continuidade à produção. É aberta a visitação de suas parreiras e adega, propiciando a degustação e comercialização dos vinhos ali produzidos.
Vinhos Piagentini
Rua Tiradentes, 877 - Bairro: Alto Alegre (35) 3731-1404
vinhos-mg@piagentini.com.br
Desde 1930, os vinhos Piagentini são comercializados. Com o passar dos anos, a indústria foi se expandindo, ganhando mercado em outros estados, até que em 1973, em virtude da produção regional de uvas não ser suficiente para atender a demanda, resolveram adquirir uma vinícola em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, servindo esta, como suporte de produção. O processo de moagem da uva depósito, engarrafamento e finalmente o show – room onde é feita a degustação, comercialização dos produtos, é aberto à visitação pública.O grupo Piagentini adquiriu os direitos de concessão da Izidro Gonçalves do Brasil S/A em 1983.
A cultura do café é atualmente a cultura agrícola predominante no municipio, empregando cerca de 9 mil pessoas no período de colheita. Mas nada tira o encanto das vinícolas. E ai ficou curioso para conhecer Andradas? Se alguém for não se esqueçam de dar uma passadinha em Jacutinga antes.
Fonte dos dados com endereço e descrição das vinícolas: site oficial da prefeitura de Andradas