top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Tipos de Açúcar – Como fazer a escolha certa


Hoje, em muitos lares, as pessoas estão tentando mudar os hábitos alimentares das famílias, introduzindo produtos mais naturais e fugindo daqueles industrializados e processados.


Mas, para aqueles que não querem ser tão radicais, cortando todo o tipo de alimento industrializado de seu cardápio, pode fazer opções mais saudáveis na hora da compra no supermercado e ganhar pontinhos extras no quesito saúde da família.


Conhecido como um ingrediente perigoso, o açúcar deve ser ingerido com moderação, já que o uso desregrado por provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. Mas, como sabemos, é um ingrediente coringa e de difícil substituição em no lar.


Por isso, vamos trazer informações importantes para a escolha do melhor tipo de açúcar para seu uso diário, pois, essa escolha pode fazer grande diferença nutricional em sua vida, pode ter certeza!


Embora o açúcar branco e refinado seja o mais comum nas prateleiras do mercado e casa dos brasileiros, não é o único. Outras variedades de adoçantes naturais podem ser obtidas através de diferentes tipos de colheita e industrialização ou de outras matérias primas, como frutas e milho.



- Açúcar Refinado: em seu processo de refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto bem branco e saboroso. Esse processo, porém, retira praticamente todas as vitaminas e minerais do açúcar, que se torna um produto de calorias vazias, ou seja, sem nutrientes.


- Açúcar cristal: é aquele açúcar que apresenta cristais maiores, um pouco difíceis de serem dissolvidos na água. É muito usado em receitas de doces. Depois do cozimento, os cristais passam por um processo de refinamento mais brando que aquele sofrido pelo refinado. Ainda assim, 90% dos nutrientes são perdidos.


- Açúcar Orgânico: não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos. Por não passar por processos de refinamento ele possui grãos maiores e mais escuros, o que pode causar algum estranhamento inicial, principalmente na hora de usa-lo em receitas.


- Açúcar Demerara: De sabor mais ameno que o mascavo, o ingredientes passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar. Seu valor nutricional é semelhante ao mascavo. É perfeito para substituições em receitas de doces, pois não altera o saber e agrega nutrientes à receita. O ponto negativo é o preço, geralmente custa em torno de R$ 9,00 o Kg.


- Açúcar Mascavo: De cor caramelo e com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e o que lhe confere características diferentes do refinado é a diferença no processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais. Ele é úmido e escuro e possui um gosto marcante, próximo à rapadura, o que dificulta a sua popularidade, e sua substituição em receitas.


- Açúcar Light: combinação do açúcar refinado com adoçantes como aspartame e ciclamato, que aumentam o poder de adoçar. Consumir açúcar light significa ingerir menos calorias, pois 2g de açúcar light equivalem a 6g de açúcar comum. Portanto, embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias.


- Frutose: A frutose também é um tipo de adoçante natural, mas que, porém, é extraído de frutas ou do milho. De sabor muito mais doce, o ingrediente carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.


Confira, também, a tabela nutricional.


Como podemos observar, os açúcares claros possuem menos nutrientes devido ao tratamento químico, portanto, na hora de escolher o ingrediente para a sua casa e sua família, fique atento às indicações e composição do açúcar, talvez, a diferença financeira possa compensar a diferença nutricional.


Fica a dica.


Abraços


Patrícia Santos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page