Os principais erros que cometemos durante a amamentação

Hoje vou fazer um pequeno alerta para as futuras mamães, pois mesmo com meu conhecimento profissional cometi alguns erros na amamentação da minha pequena e gostaria de compartilhá-los com vocês.
Já falei sobre as dificuldades da amamentação e os seus benefícios, porém este é um assunto que gera muitas dúvidas e opiniões diferentes.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.(www.brasil.gov.br)
Eu concordo plenamente com o MS e continuo amamentando-a até hoje (ela fez oito meses ontem) e pretendo amamentar por no mínimo um ano, podendo ser estender por mais tempo. Não podemos definir este prazo porque muitos fatores interferem, mas enquanto tiver leite e ela quiser eu darei.
Sempre quis amamentar e achei que seria muito tranquilo este ato. Tive parto normal, minha filha foi colocada para sugar com menos de uma hora de vida, bebia e bebo muita água, ela tem uma pega perfeita e mesmo assim não tive muito leite.
Primeiro erro: Frustração. Mamães e futuras mães, não se frustrem caso o peito não vaze leite e você não consiga ordenhar mais que 50 ml, isso não depende só de você, há fatores genéticos neste processo, e cada mulher tem suas peculiaridades.
Entretanto, independente da quantidade de leite que você produza, não existe leite fraco, não desista da amamentação mesmo que pareça que você está produzindo pouco e não corra para complementar antes de uma avaliação profissional sua e do bebê. Na maioria dos casos a produção não é pouca e sim o suficiente, o organismo se adapta a quantidade de leite que o bebê consome.
Na hora de amamentar procure um lugar tranquilo e silencioso, relaxe. Este foi o outro erro que cometi, amamentava na sala, vendo TV ou mexendo no celular. Hora de amamentar é um momento a dois, curtam bastante.
Outro cuidado importante para a amamentação dar certo é não fazer uso de mamadeiras e chuquinhas, (este erro não fiz, mas muitas mães o fazem). Caso seja necessário oferecer leite artificial ou até mesmo o leite materno ordenhado, ofereça em copinho ou colher para que a criança não faça a confusão de bicos e abandone o peito.
Para esta opção sugiro: Copo ou xícara de vidro, de preferência transparentes: são a primeira opção porque nelas o bebê não vai sugar, mas sim sorver o líquido usando a língua como fazem os gatinhos; Colher comum ou colher dosadora; Copo de treinamento com bico duro, sem a válvula. É recomendado retirar a válvula antivazamento e que o bico seja duro para que não haja confusão entre a forma de sugar o peito e a forma de sugar o copo; Copo com canudo: é a última opção devido à sucção que precisa ser feita para que o líquido suba pelo canudo o que promove um fortalecimento exagerado de músculos da face que deveriam ser pouco tonificados.

Um outro fato que dificulta a amamentação e faz com que muitas mães desistam é a dor ao amamentar. Seios rachados e sangrando causam muito dor e amamentar pode causar sofrimento e essa não é a intenção.
Então, na gravidez, prepare o seu seio para este ato com pomadas, banho de sol e buchas durante o banho. Após o parto, continue usando as pomadas indicadas pelo médico (algumas precisam lavar o seio antes de amamentar, outras não), evite protetores de seios que aquecem e não permite a cicatrização, se possível deixe os seios livres, sem blusas e sutiãs (meu marido brincava falando que casou com uma índia).
Porém, mesmo assim se seus seios ferirem vaza um revezamento, leite materno no copinho numa mamada e o seio em outra. Para retirar o leite compre um bombinha para o ordenha (eu uso o modelo abaixo e não dói ao ordenhar).

E por último, não cometa o erro de permiti que outras pessoas interfiram na sua vida e do seu bebê. Saiba filtrar os palpites e na dúvida converse com um profissional de saúde.
Amamentar é mais que alimentar, é um ato de amor. E mesmo com todas as dificuldades você é capaz.
Abraços
Fabrinne Apolonio