Corpus Christi e a tradição dos tapetes coloridos
- Fernanda de Pinho
- 26 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Hoje, é dia de Corpus Christi que vem do Latim e significa Corpo de Cristo. Trata-se de uma festa religiosa da Igreja Católica que tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo, isto é o meu sangue, fazei isto em memória de mim" (conforme 1 Coríntios 11. 24-25). Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
E você deve estar perguntando, mas Fernanda, porque você está falando isso tudo? Cade as nossas viagens? E eu super entendo sua indagação, para muitas pessoas amanhã é apenas mais um feriadão prolongado. No entanto, para nós católicos, é um dia de devoção religiosa, de trabalho voluntário, de festa, da certeza que Jesus está vivo e junto de nós!
Pois bem, hoje, vamos viajar para uma arte bastante presente no mundo todo, e que aqui no Brasil no interior é bastante forte, que é a tradição de fazer lindos tapetes coloridos, para que o santíssimo passe.
A tradição brasileira de fazer tapetes de Corpus Christi com flores, serragem e pequenos objetos como tampinhas de garrafas veio de Portugal, ainda na época em que o Brasil era colônia. A festa também é comemorada em vários outros países, sempre transbordando capricho e fé.
Uma curiosidade, é que como estamos em um Brasil cheio de diversidade, cada cidade faz a sua arte de acordo com a sua história. E aqui em Jacutinga (cidade onde moro), os tapetes são feitos de tricô que é a arte que representa a cidade. Afinal Jacutinga é considerada a Capital das Malhas e do Tricô. Acho que eles escutaram minhas lamentações, que sempre que via os tradicionais tapetes de serragem ficava inconformada de ver aquela linda obra de arte ser desfeita no outro dia.
Segue algumas fotinhas dessa linda arte espalhadas pelo Brasil e pelo mundo!
- Tapetes feitos de Trico em Jacutinga (MG) (Fotos G1)


- Tapetes feitos no Rio de Janeiro (RJ) em Homenagem ao Papa Francisco (Foto: Reynaldo Vasconcelos / Futura Press)

- Tapetes feitos em Capanema, no Pará (Foto: Igor Mota / Futura Press)

- Tapetes feitos em Genzano di Roma (Itália)

Espero que tenha gostado e que um dia você possa ter a oportunidade de ver essas lindas obras de arte de perto!
Agora se você está participando dessa linda festa, marque a gente na sua foto utilizando a hastag #uaidivas #diáriodeumaviajante