O que levar para a maternidade
- Fabrinne Apolonio
- 1 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Chegou a hora do bebê nascer e surge aquela dúvida? O que levar para a Maternidade?
Se você procurar na internet vai ver listas imensas que não precisa ser seguida, pois a maioria é exagerada.
Para montar a bolsa da maternidade seria muito interessante se você pudesse conhecer a maternidade antes do parto. Que é um direto da gestante (Lei nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007). Nesta visita você poderia verificar como está a real condição da maternidade. Na teoria todas devem ter lençóis e toalhas tanto para mãe quanto para o bebê, além de álcool absoluto, gazinhas e algodão. Então estes itens não precisam ser levados pela mamãe, pode deixar seu kit arrumadinho em casa.
Normalmente, a criança nasce sujinha e só tomará seu primeiro banho oito horas após o parto, algumas maternidades possuem roupinha para usar neste momento, mas se a maternidade que você escolheu não tem este item leve uma roupinha de algodão (body ou macacão) e uma manta para este momento.
Outros itens da malinha vai seguir uma lógica simples: o que vou usar? Pense bem. A internação para parto dura no mínimo 24 horas a 72 horas, então se você vai ficar no máximo três dias porque levar uma mala para uma semana.
Para o bebê
- Duas roupinhas por dia (máximo 06);
- Duas mantinhas;
- 01 pacote de fraldas RN ou P;
- Acessórios (sapatinhos, luvinhas, toucas, 03 de cada);
- Itens de higiene (lenço umedecido, sabonete neutro, pomada para assadura, escovinha para cabelo e se quiser, xampu e condicionador);
- Paninhos de boca (máximo 06);
- Fraldas de pano (máximo 03).
Para a mamãe
- Duas roupas por dia, incluindo camisolas (dê preferência para roupas soltas e com abertura na frente, o que facilita na hora de amamentar);
- Calcinhas confortáveis;
- 01 pacote de Absorvente noturno;
- Cinta de compressão para abdômen.
- Itens de higiene (pasta e escova de dente, sabonete, desodorante, xampu e condicionador).
Leve também xerox da certidão de casamento ou identidade dos pais e comprovante de residência (importante para preenchimento da DNV – Declaração de Nascido Vivo, com este documento você poderá fazer a certidão de nascimento do bebê).
Não esqueça o seu cartão de pré-natal, nele contém dados importantes da sua gestação.
Agora que a mala já está pronta é só aguardar o bebê chegar.
Bom parto!