São João do Brasil, vamos conhecer?
- Fernanda de Pinho
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Olha a cobraaaa......é mentira!!!!! Olha a chuva....é mentira!!!!!! Tenho convicção que essa é uma das datas mais gostosas do calendário brasileiro, os meus olhos brilham quando penso nas cores, nas quadrilhas, nas comidas e em tudo que envolve festa junina/julina!
No próximo dia 24 de junho, é dia de São João, e segundo dados do Ministério do Turismo, o São João só perde para o carnaval, ou seja, é o festejo popular mais comemorado pelos brasileiros depois do Carnaval. As celebrações, em homenagem aos santos católicos Santo Antônio, São Pedro e o São João, movimentam o calendário a partir de maio, tem seu ápice no mês de junho, e só vão terminar em agosto.
De um total de mil eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, do Ministério do Turismo, 54 são dedicados à festa que combina religiosidade popular, comidas típicas, danças típicas e muita música regional, movimentando o turismo em todo o país. Sendo que o Nordeste é a região que concentra o maior número de festas e as maiores atrações do período.
Entre os grandes eventos que abrangem praticamente todo o mês de junho – de 4 a 26 – estão as festas de Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). Todas as capitais da região comemoram o São João com shows populares, além dos tradicionais arraiás, nos bairros, e os festivais de quadrilhas juninas. Outras capitais com tradição nos festejos de São João, são Aracaju (SE), Teresina (PI), e Salvador (BA).
As cidades de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) disputam o título de quem faz o maior e melhor São João do Mundo anualmente e atraem multidões ao longo do mês de junho. São apresentações e atrações que vão dos ícones da cultura local aos grandes nomes da música nacional.
Ainda no Nordeste, os festejos de São Luis (MA) também se destacam pelo rufar dos tambores e diferentes sotaques da música local em uma celebração que mistura festa junina com Boi-Bumbá.
Em Mossoró (RN), o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” dá um toque especial à festa. Ao longo da programação junina, a cidade revive o o 13 de junho de 1927 (também dia de Santo Antônio), quando até as torres das igrejas serviram de trincheiras para enfrentar o bando de Lampião, que experimentou na ocasião sua primeira derrota após a própria população ter resistido, armada, contra o bando do famoso cangaceiro.
Nas demais regiões, as festas juninas adquirem características locais como o Forrozão Marajoara e Salvaterra na Roça (PA), Arraiá Caiçara (SP), Arraial Anaua e Macuxi (RR). Há ainda o São João do Cerrado (DF) e o Banho de São João de Corumbá (MS), ritual que termina com a condução da imagem do santo até o Rio Paraguai.
Aqui em Minas Gerais, minha terrinha também possui as tradicionais festas, aqui em Jacutinga, onde o padroeiro é Santo Antônio, temos o mês todo de festejos, claro que a proporção é bem menor, quando comparada com as festas no nordeste, mas eu amo mesmo assim.
Diz ai, é festa que não acaba mais, é fogueira para falar que chega, é estalinho, canjica, caldo, quentão e você não vai ficar de fora né? Já escolheu para onde vai?
Segue abaixo lista dos 54 São João mais animados do Brasil de acordo com o Ministério do Turismo!

Fonte: Ministério do Turismo