Como arrumar emprego em tempos de Crise

Sabemos que a crise no Brasil tem atingido no mercado na geração de novos empregos. Cada vez mais empresas estão "enxugando" o número de pessoas que trabalham pra elas e cada vez as oportunidades estão menores.
Mas nem tudo está perdido. Nossa vida é feita de oportunidades. Como diria Charles Caleb Colton, " Grandes mentes devem estar prontas não só para agarrar as oportunidades, mas para fazê-las surgir".
Por isso hoje nós conversamos com Eugênio Duarte, Psicólogo, Especialista em Psicologia Organizacional e do trabalho. Ele que trabalha em uma Empresa de Recursos Humanos vai falar como estão as oportunidades de emprego na crise e como o candidato deve fazer para superar os obstáculos.
Eugênio, nós estamos vivendo momentos difíceis no nosso país. A taxa de desemprego subiu assustadoramente. Os preços estão lá em cima e o custo de vida altíssimo. Para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, o que você indica? Vale a pena procurar somente a área de atuação ou mudar um pouquinho é melhor para aumentar o leque?
R: Vale buscar em sua área profissional,uma vez que você tem a experiência e a formação. Se houver uma proposta de trabalho interessante pode sim trabalhar em outra área ou em outra função. Um trabalho temporário, ou de tempo determinado pode ser uma ótima opção. Contudo deve tomar cuidado em ir para outra área ou outra função uma vez que pode fica difícil voltar para sua área de formação.
O que as empresas estão buscando hoje? Bons profissionais ou quem topa trabalhar por baixos salários?
R: As empresas hoje buscam os melhores profissionais, pessoas com formação, experiência profissional, dinâmicas, proativas, com os salários dentro da realidade atual do pais. As empresas olham muito custo benefício, o que o funcionário trará de retorno para ela.
Quais áreas estão sobressaindo mais?
R: Com a economia parada não vejo uma área sobressaindo mais que outra. Há uma tendencia de uma procura maior para profissionais da área comercial. As empresas buscam vender seus produtos e serviços e assim contratam os vendedores, promotores de vendas etc.
Se a empresa pergunta a média salarial, qual faixa é interessante colocar?
R: Geralmente as empresas procuram saber o último salário da pessoa para fazer uma proposta. O interessante é colocar realmente a faixa que lhe interessa para evitar assim frustrações futuras, desmotivação e até a demissão
A pessoa conseguiu uma entrevista de emprego. Como ela deve se portar?
R: Primeiro se organizar para uma entrevista de emprego, prepara documentação necessária, carteira de trabalho, curriculum,etc. Comparecer no local uns 10 minutos antes do local marcado, ir com a vestimenta adequada evitando roupas curtas ou decotadas.Cabelo arrumado, maquiagem leve, unhas feitas, pouco acessórios de ser observado. Durante a entrevista manter-se tranquila, tom de voz moderado, não mentir , não falar demais, são dicas importantes.
Quais dicas você dá para construir um bom currículo?
R: O curriculum deve ser breve. Numa ou no máximo em duas folhas. Deve conter informações básicas, nome completo, endereço, telefones, e-mail, data de nascimento, estado civil. Área de interesse. Experiência profissional ( breve relato), nome das empresas onde trabalhou e datas de entrada e saída das empresas e cargos ocupados. Se falar outro idioma, deve colocar. Se fez cursos de aperfeiçoamento e viagens internacionais a trabalho, devem ser mencionados também.
Vale apelar pro lado emocional? Tenho família; filhos pra criar?
R: Não . Evite fazer este apelo, foque mais na sua vontade de trabalhar, demonstrando ser uma pessoa dedicada e profissional.
E quem tem um excelente currículo e não tem oportunidades? Vale a pena baixar o salário pra conseguir um emprego abaixo do que ele tem capacidade?
R: Depende da vaga, depende do candidato, do perfil que a empresa precisa. Cada caso é um caso. Por isso é interessante quando fizer a pretensão salarial abaixo do que se deseja, colocar pelo menos o mínimo que a necessita.
Para as mães que tem filhos, existe mesmo um preconceito das empresas em contratá-las por ter acabado de ganhar um bebê? O que elas devem fazer?
R: Não diria preconceito. Uma mãe que acaba de ter um filho deve dar atenção para o filho. Ela tem que pensar em responder algumas perguntas básicas que serão feitas a ela quando for procurar trabalho: Quem ficará com a criança? É em tempo integral ou não. Se for ficar em creche, quem vai levar ou buscar a criança?. O horário de entrada e saída do trabalho deve ser compatível com a condição da mãe tudo deve ser analisado.
E pra finalizar. Qual recado você deixa para os nossos leitores que estão em busca de trabalho e ainda não conseguiram?
R: Aproveite o tempo para fazer cursos, se qualificar, repensar o que pode melhorar, e ser persistente.Divulgue para seus amigos, rede relacionamentos que você está disponível no mercado de trabalho (Networking), fique atento aos anúncios em sites, jornais etc. O nosso país vive uma crise política, moral, econômica e não existem muitas ofertas de trabalho .Se por ventura você não passou em um processo seletivo, bola para frente. Não desista! Continue fazendo sua parte.'' Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará''. ( Salmo 37.5) Eugênio Duarte Psicólogo, Especialista em Psicologia Organizacional e do trabalho, há mais de 20 anos trabalha com Recursos Humanos.
Abaixo Dicas do Max Gehringer para segurar o emprego nos tempos de crise.
Fonte Imagens: http://blogdovalente.com.br/wp-content/uploads/2016/05/vagas-emprego.jpg