Regras para visitar recém-nascido

Sempre que nasce uma criança todos ficam curiosos para conhecê-la, vê se parece com o pai ou com a mãe, qual a cor dos olhos, como foi o parto, entre outras coisas. A criança torna-se o centro da atenção e todos só a observam.
Porém, muita gente esquece o personagem principal desta história: a mãe. Ela que carregou seu filho por nove meses na barriga, acabou de dar a luz e ainda está se adaptando, juntamente com os outros familiares, ao novo membro da família, fica esquecida de lado e muitos nem reparam como a mesma encontra-se cansada.
Sem falar no pai, este realmente é esquecido, entretanto a vida dele também está mudando e a chegada da criança é uma novidade cheia de adaptações.
Então se você vai visitar alguém que acabou de ganhar bebê fique atenta a estas dicas:
- Não existe um prazo para as visitas começarem (eu amei as visitas na maternidade), mas deixe os primeiros quinze dias para os parentes mais próximos e amigos bem íntimos;
- Nunca faça visitas depois das 21 horas, isso serve para qualquer visita, porém uma puérpera (mulher que ganhou bebê) normalmente já estará muito cansada neste horário;
- Sempre ligue antes de visitar, muitos pais tentam criar uma rotina desde o início e visitas também precisam ser agendadas. Se a criança costuma dormir no meio da tarde neste momento a mãe pode querer aproveitar para descansar também;
- As visitas devem ser rápidas e com o “disconfiomêtro” ligado, se os pais estão bocejando ou a criança está chorando sem parar é hora de ir embora. Visitas não precisam durar mais de 30 minutos.
- Sempre que recebemos visitas queremos oferecer um lanche, mas neste caso o ideal seria que os visitantes levassem um pratinho, principalmente se os pais não tem secretária do lar. Além disso, não custa nada dar uma mãozinha e ajudar retirar a mesa.
- Não use perfumes e se estiver doente adie a visita, além disso, higiene é fundamental;
- Não se ofereça para pegar a criança no colo, têm pais que não gostam mesmo, aqueles que não se importam sempre vão te perguntar se querem pegar;
- Antes de tirar fotos peça permissão dos pais e desligue o flash;
- Jamais pegue e beije a mão e o rosto do bebê, as mãos são as maiores transmissoras de doenças;
- E por último e extremamente importante: Só dê conselhos e dicas se lhe for perguntado, nada deixa uma mãe mais irritada do que aquela famosa frase: “Eu fiz assim com meu filho”. Cada criança é um ser diferente e os pais que tiverem alguma dúvida vão perguntar a quem confiarem.
Uma nova criança é uma benção na vida das famílias, mas os primeiros dias de vida, apesar das alegrias, é um momento de adequações e descobertas, você pode estar presente neste momento de forma adequada e confortável.
Abraços e boas visitas.
Fabrinne Apolônio