top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Como cuidar das finanças na Crise

  • Lorena Chagas
  • 11 de jul. de 2016
  • 6 min de leitura

Quer saber se está numa época boa para tirar férias e viajar ? Ou quem sabe investir seu dinheiro? E pagar dívidas de cartão de crédito?


Afinal, como lhe dar com as finanças durante a crise? E hoje no Divã da Lorena é dia de falar de finanças.


Quem vai responder essas e outras perguntas é o especialista em finanças pessoais, Palestrante e Consultor Diogo Gonçalves (Com MBA em Finanças pelo IBMEC e especialização em Finanças Pessoais pela FGV-MG).


Diogo, atualmente vivemos em tempos difíceis com inflação nas alturas e tudo aumentando de preço. Que dicas você dá para passar nessa crise, sem um rombo no bolso?


- A situação está cada vez mais alarmante. A principal forma de driblar a inflação é reduzir os pequenos gastos, precisamos gastar menos que ganhamos. Todos que moram na sua casa precisam incorporar a ideia de economizar ao máximo, inclusive as crianças. Para cada despesa existe uma forma diferente de economizar. Mudar os hábitos na hora do banho, ao abrir a geladeira, televisão e computador ligados e até mesmo o uso do telefone precisam ser revistos. Despesas com operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, são algumas das quais precisamos ligar ao menos 1x por ano para negociar os preços das nossas faturas, é fato, sempre da pra conseguir desconto e considerar a hipótese de mudar para uma outra operadora que ofereça melhores preços. Essas despesas são as mais básicas e as que mais tomam nosso dinheiro. Reduzi-las ajuda a combater a inflação dentro da nossa própria casa.


Para famílias com filhos que querem tirar férias, você aconselha esperar um pouco, pegar alguma promoção?


- Tudo passa pelo planejamento. É possível viajar em qualquer época do ano, independente do salário que você ganha, do valor de cotação do dólar, de quantas pessoas tem na sua família, é possível sim. Você precisa de atenção ao montar seu planejamento para aproveitar sim as promoções e oportunidades. Minha recomendação é: pague tudo antes! Não volte com dívidas. Se organize para ter dinheiro para quitar as contas, passagem aérea, gastos com alimentação e hospedagem e imprevistos. Se você conseguir juntar uma certa quantia por mês para investir na viagem, você dribla a inflação, a alta e queda das moedas estrangeiras (porque comprando todo mês, você consegue uma média equilibrada de valor da moeda). Você só precisa se planejar, que basicamente é antecipar algo que ainda irá acontecer, quanto antes começar a economizar, menor será a quantia que deverá acumular por mês e maior a possibilidade de pagar menos.


Qual seu conselho em relação a guardar dinheiro em poupança ou fazer previdência privada. Vale a pena ou devemos esperar um pouco?


- Mais importante que investir é poupar. Depois, é estudar e identificar qual o melhor tipo de investimento para seu caso. Existem opções para longo, médio e curto prazos. A Poupança é o tipo mais simples de aplicação que existe no mercado oferecido pelos bancos, mas é também a com pior rentabilidade, só ganha que deixar embaixo do colchão. Se você puder ir juntando aos pouquinhos, tipo 100 reais por mês, tudo bem deixar na poupança e quando tiver um valor mais alto, dá pra investir o dinheiro um pouco melhor, mas não mais que 3 meses na poupança! Muitas vezes a gente deixa uma quantia grande parada na Poupança enquanto podemos render mais no Tesouro Direto, CDB ou mesmo em operações de LCI/LCA, que são investimentos seguros com rentabilidade bem melhor. A previdência também pode ser uma boa fonte de renda extra no futuro, mas é preciso analisar as taxas de administração, que as vezes levam o lucro todo embora, quanto cada pessoa deseja investir e com qual finalidade. No meu site tem algumas dicas mais específicas.


Para quem está desempregado e cheio de dívidas, qual seu conselho?


- A melhor das dicas é usar parte da rescisão para pagar as dívidas e usar o Seguro-Desemprego para ir pagando as despesas mensais, até que se consiga um novo emprego. Guardar uma parte para ajudar a manter o orçamento para pelo menos nos próximos seis meses é fundamental. E a outra parte precisa ser usada para liquidar as dívidas, lembrando sempre de negociar, com dinheiro em mãos, fica muito mais favorável para você a solicitar um outro parcelamento/forma de pagamento. Conversar com a família também faz toda a diferença. É muito importante que todos os estejam cientes da situação atual. E economize ao máximo. Reveja planos de assinatura de TV e internet, de telefone. Reduza os pequenos gastos – trocar o carro por transporte público algumas vezes na semana pode ser uma boa opção, vale até considerar vendê-lo, dependendo da sua situação, isso é muito individual. Opte por programas gratuitos como parques, praças e lagoas. É possível ter uma vida de qualidade com menos gastos.


É uma época propícia para negociar dívidas? E as de cartão de crédito que tem seus juros mais altos?


- Você precisa pagar suas dívidas. Quitá-las precisa ser sua prioridade! um dado alarmante é que cerca de 60% das famílias brasileiras estão endividadas. Coloque num papel tudo que você deve, tudo que ganha, o que gasta e decida reduzir seus gastos a fim de conseguir, nem que seja aos poucos, ir pagando tudo. Principalmente as dívidas do cartão de crédito que têm juros abusivos e são os mais altos. Recomendo trocar a dívida, pegar um empréstimo com juros mais baixos e pagar a com juros altos, como do cartão de crédito e do cheque especial.


Na hora de ir no supermercado gastamos mais e voltamos com menos produtos.

Qual seu conselho na hora de ir as compras?

É aconselhável fazer compras semanais ou mensais?


- Precisamos aprender a consumir de maneira consciente. Eu costumo dizer que jamais devemos parcelar o valor de uma compra de supermercado. Afinal, todo mês você vai fazer esse tipo de compra novamente. Ninguém fica sem comer. Então, você precisa mesmo aprender a controlar as emoções na hora de comprar. O ideal é pesquisar preços, comprar onde está mais barato, ainda que você tenha que ir a dois ou mais supermercados. Eu sei que nem todos tem tempo para isso, então eu sugiro comprar as coisas essenciais mensalmente e deixar as compras de perecíveis para a semana.

Não faça compras com fome! Vá logo depois do almoço ou do jantar de preferência. Faça uma lista de necessidades em casa, antes de ir, e se prenda a ela! Fugir da lista porque se lembrou de algo importante é justo, mas normalmente você acaba comprando o que não precisa.

Confira na notinha os valores que você está pagando. Sei que muitas vezes dá preguiça de fazer isso, mas quem disse que economizar dinheiro é uma tarefa fácil? Acontece que muitas vezes o produto que na prateleira está em promoção, o valor não foi para o sistema que o caixa gerencia e você sem ver, acaba pagando o valor daquele produto integral, sem qualquer desconto.

Essas dicas podem te ajudar a não perder dinheiro na hora de ir ao supermercado.


Muitos hoje vêem no empreendedorismo uma forma de ganhar dinheiro. Você acha que é uma boa época para abrir um novo negócio? Qual dica você dá para quem quer ir por esse caminho?


- É indiscutível que novas empresas são fundamentais para a economia, para aumentar a renda das famílias e melhorar os índices de emprego. Empreender é o sonho de muita gente. É uma decisão que para ser tomada exige coragem, mas acima de tudo, planejamento. Além do dinheiro para investir, é necessário uma reserva para os próximos meses e qualificação. Não entre em um negócio sem dominar 100% dele. Investir no próprio negócio pode sim ser uma excelente opção desde que seja feito de forma estruturada e consciente, saber o quanto será investido é o primeiro passo antes de começar.


Como ter um controle melhor do nosso dinheiro e fazê-lo render?


- Muitas pessoas não sabem para onde está indo seu dinheiro e acabam se desorganizando financeiramente. Tem muita gente gastando mais do que ganha justamente por não saber quanto ganha. Sim, tem gente que não sabe quanto ganha e ainda mais o quanto gasta. O primeiro passo para uma vida financeira saudável é fazer seu orçamento.

Eu desenvolvi uma planilha (disponível gratuitamente no meu site diogoesuagrana.com.br) que pode te ajudar.

Você precisa saber seus gastos e se antecipar de forma a garantir que todo mês você consiga gastar menos que ganha, isso é planejamento. Depois que você alcançar o equilíbrio financeiro de não gastar mais do que ganha, aí o próximo passo é investir para fazer render seu dinheiro. Informe-se bem antes de investir. Não aplique seu dinheiro em qualquer negócio. Lembre-se sempre, negocie.


Além de palestras e consultorias empresariais e individuais, Diogo desenvolveu uma planilha de controle financeiro que tem ajudado milhares de pessoas até mesmo fora do Brasil a se organizarem financeiramente. A planilha está disponível gratuitamente no site dele: diogoesuagrana.com.br

Fonte Imagem: http://www.centraldalapa.com/pagina/wp-content/uploads/2016/04/planejamento-financeiro.jpg




  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page