Enxoval: Saiba como Escolher um Bom Jogo de Cama
- Patrícia Santos
- 12 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Uma das fases mais legais na vida é montar sua casa e fazer um enxoval, seja para o casamento, para juntar as escovas de dente ou até mesmo morar sozinha, mas sempre ficamos perdidas com tantas opções nas lojas de enxovais. E, ainda tem aquelas camas maravilhosas nas revistas, que nos deixa sonhando acordadas!
Não há duvidas que a roupa de cama é um item de decoração super importante, já que tem o poder de deixar qualquer quarto ou cama lindo como o de uma rainha. Assim, é importante saber escolher as peças certas, que combine com sua decoração e ambiente, e que tenha qualidade e preço acessível a seu bolso.
Por isso, aprenda como identificar cada tipo de lençol com as dicas abaixo e torne-se um expert antes de comprar a sua roupa de cama.
Tamanho
Os lençóis são medidos de acordo com o tamanho da cama.

Os colchões King Size têm as medidas de 2,00m de largura e 2,00m de comprimento, fazendo jus ao nome "tamanho de rei". Já os chamados Queen Size, "tamanho de rainha", adotam 1,60m de largura e 2,00m de comprimento. Os colchões de Casal costumam ter 1,40m por 1,90m, sendo o tamanho tradicional das camas para duas pessoas. E os de Solteiro, para uma pessoa, têm o tamanho padrão de 0,90m por 1,90m.
Tramas e tecidos dos lençóis
A quantidade de fios por polegada e a trama (entrelaçamento) dos fios são o que determinam a maciez e a durabilidade de cada lençol – e também influenciam muito o preço final! Portanto, quanto maior a quantidade de fios, maior a maciez, maior a sua durabilidade e maior o seu preço.
O que vai determinar a maciez de uma peça é o seu gosto pessoal, sempre de acordo com o que se encaixa dentro de suas necessidades e orçamento. Por exemplo, um lençol de 180 fios possui uma textura agradável e o preço razoável; já um lençol com 200 a 220 fios por polegada é considerado muito bom e elegante. Com 230 a 300 fios por polegada o lençol é maravilhoso, o toque bem macio e especial. Lençóis com 600 fios ou mais tem toque acetinado, são os mais nobres, e, consequentemente, o mais caro de todos!

Material
Os tecidos podem ser de origem natural, artificial ou sintético. O tecido natural pode ser de origem vegetal, como por exemplo, o algodão, o linho e o cânhamo; ou de origem animal, seda e lã. Os tecidos naturais são clássicos, nunca saem de moda, são mais macios, confortáveis, quentes e absorventes.
Os tecidos artificiais, como viscose e acetato, costumam simular bem peças em seda ou cetim. Além disso, os tecidos artificiais são desenvolvidos para unir beleza e praticidade. Peças em viscose, por exemplo, têm fios mais finos que as fibras naturais, têm mais brilho e são fáceis de lavar. Já os tecidos sintéticos, como o poliéster, oferecem outras vantagens como secagem rápida e dificuldade de amassar.

Para um bom jogo de lençol o ideal é que o tecido seja 100% algodão. Uma variedade que confere qualidade extra ao lençol é o algodão egípcio, que, como o próprio nome sugere, trata-se de uma planta cultivada somente no Egito, onde possui o clima ideal para desenvolvê-la. É sem dúvida a fibra mais chique e macia que existe. Durável e luxuosa é normalmente oferecida pelas boas marcas.
Outro material muito utilizado é o Percal. É denominado percal o lençol feito a partir de 180 fios. Ele pode ser 100% algodão (puro) ou 50% algodão e 50% poliéster (misto). Com a mistura do poliéster, o preço diminui e fica mais fácil passá-lo, pois não amassa muito, mas por outro lado, em pouco tempo você terá aquelas bolinhas indesejáveis no tecido. Outro inconveniente do tecido misto é que ele pode dar aquela sensação de “pinicar” a nossa pele e pode também ser mais quente do que o de algodão puro.
Arrumando a Cama
Para deixar uma cama bem linda, como aquelas das revistas, é importante ter um kit completo, que deve incluir:
Saia para Colchão
Jogo de lençol com duas peças (lençol de cima e de baixo)
Duas Fronhas
Duas Capas para travesseiro
Cobre leito ou colcha.
Prepare a cama da seguinte maneira: estique bem o lençol de baixo (de preferencia àqueles com elástico nas pontas), após cubra com o lençol de cima, e, se tiver o local para a “dobra” deixe-a esticada. Estenda o cobre leito e depois dobre a parte do lençol que vira por cima. Coloque as fronhas e capas nos travesseiros e ponha um sobre o outro ou deixe que eles fiquem recostados na cabeceira.

Então, tenho certeza com essas dicas na sua próxima compra você não terá duvidas na hora de escolher o seu jogo de cama!
Agora é aproveitar e ter bons sonhos.
Abraços
Patrícia Santos