Deixe seu filho viver a infância!
E hoje no Divã da Lorena estou entrando com uma reflexão sobre a criação de filhos. Afinal de contas, no mundo de hoje se tornou um desafio criar nossos filhos com tantas coisas negativas que vemos por aí.
Mais do que nunca vivemos em um mundo onde a violência aumenta mais; o certo virou errado e o errado virou certo. As crianças estão mais "adultas" do que nunca, perdendo a essência do ser criança.
Eu como mãe fico pasma com certas situações que vejo por aí. Como funkeiras mirins cantando letras que não são nada infantis e situações mais alarmantes de mães não impondo limite em seus filhos, deixando eles fazerem o que quiser.
Outro dia li uma publicação na internet da blogueira Rita Lisauskas, do "Ser mãe é padecer na internet". E parte da publicação ela fala sobre uma festa infantil que foi e que estava tocando a música Poderosa, da cantora Anitta. O título é "Parem de tocar Anitta nas festas de criança. Apenas parem". E ela fala sobre a importância de nós como pais deixarmos nossas crianças serem crianças e ouvir músicas de crianças, principalmente nas festinhas de aniversário. A colocação dela é super pertinente, porque hoje isso está se tornando tão normal, que os pais acabam tirando um pouquinho da infância dos filhos.*
Como estamos criando nossos filhos? Alguns dizem: "Devemos criar nossos filhos para o mundo". Ou "Não adianta tentar colocá-los numa bolha".
Na verdade devemos criar nossos filhos para se defenderem deste mundo, que não é nada amigável, muito pelo contrário. Precisamos criar uma bolha sim, quando forem menores, porque quando ela "estourar", eles estarão pelo menos preparados para viverem os desafios da vida.
Eu como mãe e cristã vou criar meus filhos nos caminhos da Palavra de Deus. Isso é o meu ponto de vista.
Em uma outra reportagem que fala sobre esse assunto, dizia: "Temos, como pais, dito muitos “sim” para os filhos, quando, na verdade, o ideal seria dizer mais “não sei” ou “vou pensar”. Como explica a psicóloga e educadora Rosely Sayão, essa atitude traz como maior prejuízo uma alienação em relação à realidade.— O adulto que tem o imediatismo cultivado, ao invés de controlado, tem dificuldade de compreender e se inserir no mundo" . *
E diante desses fatos, conversando com algumas mães, fiz a seguinte pergunta:
Sobre a criação de filhos no mundo que vivemos hoje. Qual é a importância de impor limites quando necessário e deixar viver a infância sem apressar em nada?
"Sou Handula Janine, mãe do Pedro 6 anos e João 3 anos. Sou grata por tudo que a maternidade tem me proporcionado, todas as delícias e todas as dores. Educar e amparar um ser em sua caminhada não é tarefa fácil e eu tive o prazer de descobrir que eu tinha muito para aprender antes de "impor",essa é a minha história...para propor limites amorosos ...primeiro eu tive que reconhecer os meus..aceitá-los e então buscar superá-los...só assim se torna possível eu visualizar os limites necessários para as minhas crianças e assim não impor os MEUS limites a eles...é uma grande aventura...errando e acertando.. Sou muito grata a Deus pela vida dos meus filhos, pois por eles eu pude olhar mais para mim....para então ser capaz de olhar muito mais para eles."
"Sou da filosofia do "livre, leve e solto", não vivo uma maternidade sobre pressão, a minha gestação já foi muito sobre pressão e eu sofri muito por terem me submetido a uma cesariana se meu sonho era um parto normal, mesmo sabendo que a cirurgia foi necessária para me salvar. Hoje eu educo meu filho dentro dos princípios cristãos e éticos. Comigo não tem dessas de que menino brinca de carinho e menina de casinha, não, meu filho tem vassoura, rodo e pá e quando ele derrama farelo no chão eu falo pra ele pegar a vassoura e varrer e faz todo bunitinho (tudo bem que só espalha o farelo, mas o que vale é a intenção) Não quero criar outro homem machista, quero criar um homem educado, qua sabe tratar os diferentes em suas diferenças e os Iguais em sua igualdade. Deixo ele brincar na terra, colocar a mão na boca do cachorro, mas também falo sério com ele quando necessário. Quando ele faz algo que não coloca em risco a sua vida nem de outras pessoas eu deixo (ex, tirar todos os copos de plástico do armário kkkkkkk pelo menos ele está intertido ) mas não deixo mexer no fogão, entendem?!
Eu sempre busco me colocar no lugar dele. E deixo ele ser criança, deixo ele explorar a sua criatividade. E educo sem pressão, sem tabu." Amanda Beatriz - 25 anos e Fabio Filho - 1 ano 4 meses
"Acho que hoje em dia está difícil criar os nossos filhos , com um mundo que ultimamente está com valores tão invertidos, acaba que não oferece quase nada de bom .
A Educação , ensinamos muitas coisas boas e do bem pra eles e o mundo é completamente diferente e triste . Temos que tomar cuidado conversar e conversar , pois a tendência é só piorar.
Sobre limites pra mim e em todas as relações, não dar tudo que quer . As vezes deixar que conquistem as coisas. Orientar também nas coisas da vida, as atitudes e escolhas, para que possam crescer com as conquistas e não com tudo na mão.
Deixar que vivam a infância de maneira simples sem apressar em nada, por que sobrecarregamos as crianças querendo que eles tenham atitudes adultas e as vezes que eles tomem atitudes que nós temos. O melhor é deixar que eles cresçam como deve, no tempo que tem, pois tudo é muito passageiro e ate nós sentiremos falta. Lorena - 22 anos - Tem 3 filhos : uma menina de 6; um de 4 e um de 2 meses.
E terminando essa reflexão. Quero deixar uma passagem que expressa muito o que devemos como mães e autoridade na vida dos nossos filhos, fazer:
"Quando eu era criança, pensava como menino, sentia e falava como menino. Quando cheguei à idade adulta deixei para trás as atitudes próprias das crianças. " 1 Coríntios 13:11.
Ou seja, tudo tem seu tempo. Deixe seu filho ser criança. Sem pressões, sem imediatismos, sem querer trazer a vida adulta, antes dele passar pela bela fase que é a infância.

Fonte reportagem: Citação reportagem 1: Disponível em: http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ser-mae/parem-de-tocar-anitta-nas-festas-de-crianca-apenas-parem/ Acesso: 18/07/2016;
Citação Reportagem 2: Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/pais-que-mimam-filhos-estao-criando-geracao-de-adultos-deslocados-e-incapazes-de-lidar-com-frustracao-17092015; Acesso em: 18/07/2016
Fonte Imagem: https://4.bp.blogspot.com/-yJFSfcFZETM/VGJN3kjpBfI/AAAAAAAAEUg/ChLxcrURlkg/s1600/2014-03-26%2B10.04.16.jpg