Introdução Alimentar - Parte 3

Ao falar de Introdução Alimentar já abordamos a papinha doce (clique aqui) e a papinha salgada (clique aqui). Para encerrar nosso assunto esta semana vamos falar do Método BLW.
O método BLW - Baby-ledWeaning (Desmame Guiado pelo Bebê) consiste em oferecer a comida em pedaços e permite que o bebê se sirva sozinho. Pode ser utilizado tanto para as comidas doces e salgadas.
Entretanto o BLW é muito mais do que oferecer a comida em formato de pedaços, é alimentação guiada pelo bebê. Ele não é passivo no processo, mas ativo, o protagonista do processo todo. O BLW valoriza a autonomia, o desenvolvimento cognitivo e motor do bebê e principalmente, respeita o seu ritmo. O bebê se auto-alimenta, enquanto descobre novos sabores, texturas e sensações.
Como já falado anteriormente, a introdução alimentar deve ser feita aos 06 meses quando as crianças já estão mais preparadas para praticar a mastigação, já que nessa fase a maioria já desenvolveu habilidades, como se sentar sem apoio, levar objetos à boca com as mãos e demonstrar interesse no que os adultos comem.
Para iniciar o método BLW coloque o bebê sentado, junto à família, na hora das refeições, e ofereça alimentos apropriados. Pense em porções e formatos que a criança consiga pegar com as mãos e levar sozinha à boca. Cenouras cozidas e cortadas em forma de palitos ou ramos de brócolis, também cozidos, são boas alternativas. O caráter saudável é uma característica que merece destaque no método.
Segundo os especialista no BLW não existe risco aumentado de engasgar, o que muitas vezes ocorre é Gag-Reflex, uma espécie de ânsia de vômito.
Num bebê de 6 meses de idade, esse reflexo é induzido no meio da língua, o que é um mecanismo de segurança para esses bebês não engasgarem, já que toda vez que uma comida (ou um outro objeto) é maior que a passagem de ar e passa deste ponto da língua, o movimento de ânsia de vômito, ou o gag-reflex, já é acionado, empurrando a comida de volta pra frente da boca e reduzindo as chances de engasgo.
Os alimentos mais indicados para a essa fase de introdução da alimentação infantil são:
- Batatas
- Pepinos
- Cenouras
- Mangas
- Maçãs
- Bananas
- Mamão
Dicas:
Independente do método escolhido para introduzir a alimentação do seu bebê, segue algumas dicas importantes.
- Não passe as frutas e demais alimentos na peneira, pois este processo impede o estímulo da mastigação;
- Tanto as frutas como os alimentos salgados devem ser introduzidos um por vez e aguardar 2 ou 3 dias para oferecer outro ou misturar ;
- Quando a criança se recusa a abrir a boca para a próxima colher, vira o rosto ou começa a brincar com a comida, é porque provavelmente está satisfeita.
- Nunca force uma criança a comer;
- Introduza o jantar por volta dos 7 meses;
Abraços.
Fabrinne Apolônio