7 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro
- Fernanda de Pinho
- 4 de ago. de 2016
- 4 min de leitura

E deu-se a largada dos jogos Olímpicos, e apesar de outras cidades receberem os jogos, o Rio de Janeiro é principal atração! E pensando nisso, trago os 7 pontos turísticos mais queridinhos do Rio de Janeiro e que você não deve deixar de conhecer.
1) Cristo Redentor e Corcovado

Ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor e Corcovado é como ir ao Louvre e não ver a Monalisa. Por isso reserve um tempinho para conhecer um dos monumentos mais famosos do mundo. Com seus 30 metros de altura e instalado no alto dos 700 metros do Corcovado, a estátua art déco do Cristo Redentor é daqueles lugares que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida e definitivamente merece o título de um dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro!
O melhor jeito de chegar ao topo é utilizando o Trem do Corcovado (das 8h às 19h). E diga-se de passagem só isso já torna o passeio mais especial. Lá de cima, a vista é incrível e possível avistar: Pão de Açúcar, Maracanã, Baía da Guanabara e por aí vai. De preferência, tente ir num dia claro e ensolarado para ter as melhores vistas. E para evitar as multidões – tarefa quase impossível, diga-se de passagem, prefira os dias de semana logo cedo.
2) Bondinho do Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado na Urca que realiza um imperdível passeio na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Administrado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA) — empresa privada de capital 100% nacional fundada em 1911 —, o teleférico foi o primeiro a ser implantado no país. O trecho inicial liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros e 220 metros de altura.
Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, o ponto mais alto do passeio. A 396 metros acima do nível do mar, no segundo desembarque, o Bondinho oferece uma vista 360° ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro. Além da orla da Zona Sul, é possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo, o Centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus.
3) Parque Lage

Que tal passar uma deliciosa tarde e tomar um café relaxante sob o “sovaco do Cristo”? Não estranhe o nome, mas esse apelido carinho foi dado pelos cariocas, uma vez que o Parque Lage devido à sua localização bem debaixo do braço direito da estátua do Cristo Redentor. O ar refrescante que vem da Floresta da Tijuca propicia uma ambiente super tranquilo, e fazem desses belos jardins um espaço perfeito para um piquenique. No interior da bela mansão no local, há ainda um café e uma escola de arte. Para os que gostam de aventura, a dica é usar o Parque Lage como ponto de partida para desbravar o Corcovado. Mas vale também apenas relaxar e apreciar esse oásis de tranquilidade e natureza, com certeza um ponto turístico do Rio de Janeiro que vale a visita. Aberto das 8h às 17h.
4) Maracanã

O Maracanã deveria ser também parada obrigatória e confesso que mesmo frequentando o Rio de Janeiro desde os meus dois anos de idade, eu nunca entrei no estádio (logo eu, amante do futebol! ), mas claro que já passei varias vezes perto!
O Maracanã foi construído para a Copa do Mundo de 1950, o estádio sediou um jogo para quase 200.000 espectadores na época. Após extensas reformas para a Copa do Mundo de 2014, ficou ainda mais lindo! Visitas guiadas de uma hora são realizadas diariamente, entre 9h e 17h, e levam o visitante pelas arquibancadas, camarotes VIP, vestiários e banco de reservas.
5) Calçadão de Copacabana

Parada obrigatória para qualquer turista. Construída no início do século passado,o famoso desenho do calçadão em forma de ondas é igual ao da Praça do Rocio, em Lisboa. Enquanto no Rio as ondas celebram o balanço do mar, em Portugal elas lembram o encontro do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Uma caminhada por todo o calçadão pode levar até 1h30.
Um fato curioso é que no fim dos anos 60, o desenho do calçadão da Avenida Atlântica foi modernizado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Antes, os desenhos ficavam perpendiculares ao mar, depois da reforma, passaram a ficar paralelos à praia. Tomar uma água de coco em um dos quiosques apreciando o mar é uma ótima pedida!
6) Escadaria Selarón

A famosa Escadaria Selarón, ficou conhecida internacionalmente após um clipe do Michael Jackson que foi gravado lá! A escada foi feita por Jorge Selarón, na qual para ele, os degraus em frente à sua casa serviram quase como uma tela em branco. Até sua morte em 2013, o excêntrico artista chileno gastou mais de 20 anos decorando a escadaria com milhares de ladrilhos.O resultado foi nada menos que espetacular – uma combustão de vermelho e amarelo espalhados em mais de 250 degraus que unem os bairros da Glória e Santa Teresa.
7) Lapa

Está ai outro cartão postal carimbado do Rio de Janeiro e ideal para todos os gostos, as casas de show e bares oferecem de tudo, então não tem desculpa! Outra coisa que sempre me chama atenção na lapa é que além da qualidade o preço é excelente. Então não tem desculpa para não visitar.
Espero que tenha gostado de todas as dicas e aproveite o máximo a cidade maravilhosa! Até a nossa próxima viagem! Um abraço de Nanda de Pinho