Prado encanta com 80Km de litoral

Conheci Prado (BA) através de um grande amigo, Joklébio Coelho, na qual fizemos faculdade juntos. Joklébio é natural de Prado e durante 4 anos do curso de Turismo da UFMG o assunto PRADO estava presente nas rodinhas de conversa, e e encatamento por sua cidade natal é tão grande que eu tive que dar uma passadinha até lá!!E uma coisa é fato: quando conheci entendi porque ele tanto falava do Prado, é simplesmente um paraíso!
A cidade de Prado está situada no extremo sul da Bahia na zona turística hoje conhecida como Costa das Baleias que integra os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. A cidade também é cenário de belas paisagens e muito romantismo.

Prado é uma cidade que teve sua origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés, que se estabeleceu por volta de 1755, à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar. Vestígios do século XIX podem ser apreciados no centro histórico, destacando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e os antigos prédios no estilo colonial. Praias calmas de águas mornas estendem-se por mais de 80 km de litoral, além do extenso litoral apresenta paisagens quase intocadas.
Logo quando você chega na cidade, você já se depara com lindas casinhas coloridas e depois uma igreja matriz de tirar o fôlego! As praias são mais de 20, é até difícil escolher a mais bonita. Infelizmente, não tive tempo de conhecer todas, mas pretendo em breve voltar a Prado para conhecer.

A cidade possui infraestrutura turística para receber turistas o ano inteiro, o que mais chama atenção são as lindas falésias e coqueiros que se observa em toda a orla da cidade.
A vida noturna é bastante agitada, e o point é o famoso beco das garrafas, uma rua lotada de barzinhos e restaurantes! Salivo só de pensar no camarão na moranga e no suco de pitanga (o melhor que já tomei na vida).
Achei no site (Guia da Bahia) a descrição de forma objetiva e clara das praias do município, por isso segue abaixo a descrição feita por eles:
PRAIA PONTA DO CORUMBAU
Linda mistura de águas calmas e transparentes, areia branca, coqueiros e amendoeiras. Há uma aldeia indígena e barracas de praia. Por dentro tem a foz do Rio Corumbau e manguezais.
PRAIA CORUMBAU
De areia clara e fina, ondas fracas e águas límpidas. Com trechos totalmente desertos, tem pousadas espalhadas pelo litoral. O acesso é feito por uma estrada de terra partindo da vila de Guarani que fica a 12 quilômetros de Itamaraju e 40 de Prado. Existe uma linha regular de ônibus a partir da cidade de Itamaraju.
PRAIA DO TAUÁ Deserta, com coqueiros e areia fina. Praia sem infra-estrutura.
PRAIA BARRA DO CAÍ
A praia é Cortada pelo rio Caí que forma uma piscina natural boa para banho. Coqueiros, falésias, areia fina e tranqüilidade dominam o local. Com alguma infra-estrutura.
PRAIA CALAMBRIÃO
Praia deserta de águas calmas e falésias. Acesso por estrada de terra arenosa ou a pé pelas praias vizinhas.
PRAIA IMBASSUABA
Deserta, com ondas fracas e falésias. Cortada pelo rio Imbassuaba que oferece a opção de tomar um banho de água doce.
PRAIA DO MOREIRA
De águas calmas, com coqueiros e falésias. Sem infra-estrutura.
PRAIA RIO DO PEIXE
Ao norte do centro de Cumuruxatiba, a praia é tranqüila com ondas fracas, rica vegetação e pousadas.
PRAIA CUMURUXATIBA
A praia da vila com barracas de praia, restaurantes e lojas. Rasa e de águas calmas, boa para banho.
PRAIA DOIS IRMÃOS
Praia rasa, com ondas fracas e falésias.
PRAIA AREIA PRETA
Com falésias de alturas impressionantes que oferecem vistas inesquecíveis. A praia é de areia monazíticas e com ondas fracas, boa para banho. Há uma trilha que desce à praia.
PRAIA JAPARA GRANDE e MIRIM
Coqueiros, falésias e riachos marcam o local. As praias são de águas calmas, boas para banho. Com alguma infra-éstrutura.
PRAIA RIACHO DAS OSTRAS
Deserta, com areia fina e falésias. Cortada pelo Riacho das Ostras que deu nome a praia.
PRAIA TORORÃO
Uma pequena cascata de água doce cai na praia. De águas calmas, arrecifes e trechos com pedras. Com restaurante e barraca na praia.
PRAIA DA PAIXÃO
Cortada por um riacho, com falésias e areia fina. Há infra-estrutura com barracas e um hotel.
PRAIA DA AMENDOEIRA
Falésias dominam a praia, semi-deserta e sem infra-estrutura.
PRAIA DO FAROL
Com falésias, coqueiros e infra-estrutura com pousada, barraca de praia e uma área de camping do Camping Clube Do Brasil. A 5 quilômetros da cidade de Prado.
PRAIA DA LAGOA GRANDE
Semi-deserta, com uma lagoa formada por um córrego, coqueiros e barracas rústicas.
PRAIA BASEVI
A um quilômetro e meio do centro da cidade, fora do verão é semi-deserta. Com algumas pousadas espalhadas pelo bairro e barracas de praia.
PRAIA LAGOA PEQUENA E NOVO PRADO
Urbana com a maioria das pousadas, hotéis e barracas, de ondas fortes. Entre Dezembro e Março quando os ventos perdem a força, o mar fica mais calmo e bonito.
PRAIA DO COQUEIRAL
Localizada ao sul do centro, com lindo coqueiral e ondas fortes, há pousadas e barracas de praia. Boa para banho e caminhadas.
PRAIA DA BARRA
É a faixa entre o Rio Jucuruçu que corre paralelo e o Oceáno Atlântico. Semi-deserta e boa para caminhadas. Cortado pela foz do rio com dunas e águas rasas em alguns trecho.
PRAIA GUARATIBA
A praia do Balneário Guaratiba, é um condomínio fechado. Com pousadas e barracas de praia, o condomínio é aberto aos visitantes. A dez quilômetros da cidade de Prado.
O vídeo abaixo foi feito através de imagens de drone, e dá para perceber como a cidade é realmente MARAVILHOSA!
E ai ficou babando também em Prado? Se você já foi ou ficou curioso para conhecer conta para gente!
Beijocas de Nanda de Pinho e até nossa próxima viagem.
P.S.: Jó, seu lindo Prado merece muito mais que a descrição de hoje, porque simplesmente é encantadora, um dos lugares mais lindos que já visitei! Caso tenha esquecido de algum ponto importante, pode falar!