Congonhas do Campo, Patrimônio Mundial da Humanidade
- Fernanda de Pinho
- 25 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Hoje irei falar de um destino que sempre foi presente em minha vida, guardo grandes recordações dessa pequena cidade mineira, que é a cidade do meu avô paterno! Localizada a 70Km de Belo Horizonte, Congonhas do Campo é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1985.
Congonhas do Campo, faz parte do circuito turístico "Cidades Históricas de Minas Gerais" e abriga um tesouro do Brasil Colônia. A principal riqueza - a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - nasceu da promessa de um imigrante português. Depois de anos trabalhando em minas de ouro, Feliciano Mendes ficou doente e jurou que se a recuperasse a saúde mandaria erguer um templo. Curado, o garimpeiro deu início às obras em 1757, mas morreu pouco tempo depois, sem saber que de sua iniciativa surgiria um dos maiores tesouros da arte barroca do país.
Congonhas do Campo abriga nada mais nada menos do que as mais famosas obras de Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho, (Vila Rica, 29 de agosto de 1730 — Vila Rica, 18 de novembro de 1814) que foi um importante escultor, entalhador, desenhista e arquiteto no Brasil colonial. E um dos locais onde estão as obras do artista Aleijadinho é no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O Santuário é perfeito, são seis capelas e mais de 66 esculturas que representam a cena da Paixão de Cristo. É de encantar aos olhos de qualquer um!

Outra atração de Congonhas do Campo são os Profetas, um conjunto de 12 estátuas feitas em pedra-sabão que retratam os apóstolos. Todas as imagens são feitas em tamanho real e se tornaram um dos conjuntos de obras mais famosos e visitados de Aleijadinho e de Congonhas do Campo.
Os principais atrativos de Congonhas são:
- Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
- Romaria
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- Igreja do Rosário
- Museu da Imagem e Memória
- Parque da Cachoeira.
Para quem está com um tempinho vale muito a pena ficar hospedado nos maravilhosos hotéis fazendas da cidade cheios de comidinhas mineiras deliciosas!
Congonhas é uma cidade muito fácil de se conhecer, os seus moradores são muito solícitos e sempre dão informações! A cidade pode ser facilmente visitada a pé, mas como estamos em Minas Gerais, prepare as pernas pois haja ladeira pra subir e descer. Outra dica é aproveitar o artesanato local que é bastante rico. As peças mais procuradas pelos turistas são as panelas de pedra, as miniaturas dos profetas em pedra-sabão, bonecas e bolsas de palha e os deliciosos licores.
Espero que tenham gostado do destino de hoje! Beijocas de Nanda de Pinho e até nossa próxima viagem.