top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Vamos falar de bicos?

  • Fabrinne Apolônio
  • 31 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

Para muitas mães um alívio, para outras um tormento, para alguns especialistas um grande erro e para muitas pessoas dúvidas.


Os bicos, chupetas, pipos apareceram pela primeira vez na literatura médica, na Alemanha, em 1473 quando foram descritas por Bartholomäus Metlinger, e aproximadamente na mesma época um quadro da Madonna e Criança pintado por Albrecht Dürer mostra uma chupeta de pano (Wikipédia, a enciclopédia livre).


Com o passar do tempo as chupetas foram sendo aprimoradas até chegarem nos modelos atuais de borracha/silicone. Hoje existem diversos tipos, uns prometem formatos ortodônticos que não prejudicam a dentição, entre outras coisas.


Mas a contradição entre o uso ou não de chupetas é enorme. Vantagens existem, mas há quem garanta que as desvantagens são maiores.


A principal vantagem do uso da chupeta é acalmar o bebê e ajudá-lo a dormir. Sabemos que o ato de sugar ajuda a aliviar a dor, porque relaxa o bebê. Você já viu algum bebê agitado sugando o seio? Então seja a chupeta, o seio ou o dedo, sugar acalma a criança pois promove a liberação de endorfina, um hormônio que produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê.


Bebês que mamam no peito não necessitam de mais nenhum estímulo de sucção como bicos e mamadeiras, pois a sucção no seio e suficiente para promover o desenvolvimento da mandíbula e demais ossos da face, dos músculos da mastigação, da oclusão dentária e da respiração de forma adequada.


Outra vantagem apresentada por alguns estudos é o possível efeito protetor contra morte súbita, desde que seja introduzida após a terceira semana de vida ou com a amamentação já estabelecida e utilizada apenas durante o sono (recomendação oficial da Academia Americana de Pediatria - AAP).


Porém, a lista de desvantagens são enormes, como:


*Otites- existe uma relação comprovada entre o uso prolongado de chupeta e otites médias, ou seja, infecções de ouvido.


Acredita-se que o uso da chupeta aumente a propensão da migração de infecções para a trompa de Eustáquio (a passagem oca que liga o ouvido médio e a garganta). Para evitar esse tipo de problema, limite o uso da chupeta à hora de dormir.


*Infecções em geral- o uso da chupeta já foi estatisticamente associado a um risco maior da presença de sintomas como vômitos, febre, diarreia e cólica.


O uso de chupetas também está associado a maior chance de candidíase oral (sapinho) e verminoses, já que é quase impossível manter uma chupeta com higiene adequada.


*Problemas dentais- o uso prolongado de chupeta e o costume de chupar o dedo podem causar problemas no desenvolvimento dos dentes, principalmente se a criança ainda tiver o hábito quando os dentes permanentes já estiverem nascendo. Esses problemas costumam exigir o uso de aparelhos ortodônticos.


*Problemas de fala- o uso da chupeta impede os bebês de emitir sons do tipo “gugu-dadá”, “agu”, que são uma etapa importante do processo de aprender a falar. Em crianças maiores, reprime a fala, inibindo o desenvolvimento da linguagem. Esse tipo de problema é amenizado se o uso da chupeta ficar limitado à hora do sono .


*Prejuízo à amamentação- existem fortes dados mostrando que mulheres que dão chupetas aos bebês têm maior probabilidade de desmamar os filhos mais cedo que mulheres que não dão a chupeta todos os dias.


Então, a decisão é sua! Na minha experiência pessoal, nunca fui muito a favor de bicos e nem radicalmente contra, sempre pensei que as mães não devem insistir para seus filhos pegarem a chupeta e caso as crianças as utilizem serem cautelosas ao ofertar.


Quando estava grávida, comprei um bico e levei para a maternidade com o pensamento de "se pegar pegou" senão pegasse não insistiria mais, para minha surpresa ela pegou de primeira, mas só a utilizava para dormir, e espontaneamente quando dormia soltava o bico. Com pouco mais de 6 meses ela parou de usar sozinha, eu coloquei na boca dela e ela arrancou e jogou no chão.


Percebi que após deixar de usar a chupeta minha filha teve um pouco mais de dificuldade para dormir, quando está comigo só dorme no peito, porém não me incomodo, pois amo amamentá-la, e aproveito para ficar admirando-a.


Se você ainda tem dúvidas sobre oferecer ou não as chupetas converse com o pediatra do seu filho.



Abraços

Fabrinne Apolônio


Fontes:

http://brasil.babycenter.com/a1500206/chupeta

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chupeta

http://www.conversandocomopediatra.com.br


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page