top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Cabelos Loiros - Luzes e Mechas

  • Fabrinne Santos
  • 3 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

Hoje o Diva Divando vai falar sobre luzes, mechas e os cuidados com os cabelos loiros.


Para isso, entrevistamos a cabeleireira e agrônoma Joyce Matos. Veja o que ela diz sobre estes processos químicos e quais os cuidados precisamos para manter os cabelos sempre lindos.

Olá divas e divos! Vou me apresentar: Sou Joyce Matos, cabeleireira e atuo na área da beleza há 11 anos e vou falar para vocês sobre.


A maioria das mulheres em algum momento de sua vida pensou em ser loira, seja com luzes, mechas, californianas, balaiagem, ombre hair, mas para manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. O processo de descoloração é agressivo, por isso, as mechas merecem cuidados redobrados, não pensem que ficar loira é fácil, depende de um bom profissional, técnicas adequadas para cada tipo de cabelo e o mais importante utilizar produtos de qualidade. Existem profissionais de todo preço, mas não se esqueçam o barato as vezes pode sair muito caro.


Luzes: As luzes é uma técnica de clareamento dos fios. As luzes são mechas bem finas, que podem ser feitas por todo o cabelo ou apenas em pequenas partes, podendo ser feita no papel ou na touca, o método depende de cada profissional. Cerca de 50% dos fios são descoloridos neste processo, o que produz mechas sutis que se misturam à cor original do cabelo, dando aquele aspecto de cabelo iluminado. Para cabelos mais escuros, o tom cobre ou mel são os mais indicados, pois a ato de descolorir estes cabelos é bem agressivo e na maioria das vezes não se consegue chegar em um tom mais claro, ficando nesta tonalidade de tons.


Mechas: As mechas são parecidas com as luzes, a diferença é que a quantidade de cabelo a ser descolorida é maior. Mechas são mais largas. Geralmente as mechas são mais visíveis que as luzes, não dando aquele aspecto de iluminado e sim de marcado.


Quem pode fazer luzes?

Qualquer pessoa pode fazer luzes, porém em alguns casos não é recomendando, sendo ideal a opinião de um profissional. Não é recomendando fazer esse processo de descoloração em cabelos danificados, porosos, elásticos ou quebradiços. A orientação é que faça um processo de tratamento intensivo antes da descoloração, sendo necessário várias seções.


Cuidados após a Coloração/Descoloração

A partir do momento que você decide tingir ou descolorir os cabelos, deve-se tomar uma série de cuidados. Toda química mexe com a estrutura do seu cabelo; por isso, fique atenta à qualidade dos produtos que serão utilizados. O segredo é usar uma tintura de boa qualidade e de maneira correta e procurar um profissional capacitado. O descolorante é um pouco mais agressivo aos cabelos que as tintas. Ele retira a pigmentação dos fios e, juntamente, alguns nutrientes básicos para a integridade do cabelo. É importante fazer uma boa reconstrução depois para repor o que foi perdido e de preferência antes do processo de descoloração fazer um bom tratamento para que o cabelo aguente o processo químico.


Shampoo tonalizante: Use um shampoo tonalizante a cada 15 dias. Cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo. Há mulheres que gostam desse tom mais forte, mas a maioria quer um aspecto mais natural. O tonalizante deve ter um fundo de cinza para neutralizar o amarelo.


Chapinha e secador: A chapinha e secador não danificam tanto o cabelo para quem descolore os fios. Mas é preciso aplicar um protetor térmico (o chamado termoativo) e um defrizante. Eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo. Mas é preciso saber usar esses aparelhos: a prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos e o secador deve ficar a uma distância de 20 centímetros dos fios.


Retoque: O retoque varia de cada cabelo, pois em alguns casos o cabelo desenvolve mais rápido do que em outras pessoas, normalmente a raiz começa a incomodar nos primeiros 90 dias, que em média em cabelos com bom desenvolvimento, cresça em torno de 3 centímetros. Caso o cabelo esteja bem tratado o retoque poderá ser feito na parte crescida, ou dependo do cabeleireiro o mesmo pode também optar pela descoloração em todo fio, isso depende da análise de cada profissional, por exemplo: EX: A cliente fez luzes em um determinado salão e foi em outro salão para fazer o retoque, porém o cabeleireiro avaliou o cabelo e identificou que as luzes estavam manchadas ou alaranjadas nas pontas, o mesmo determinou que necessitaria de novo processo de descoloração em toda madeixa.


Dicas para Garantir Cabelos Saudáveis após a Coloração

- Utilize produtos específicos para cabelos coloridos ou com luzes e reflexos para realçar a cor. O mais recomendado são shampoos de tratamento e que não tenha pigmentação, shampoos com alta concentração de queratina também são ótimos.


- Hidrate os fios toda semana. Faça uma reconstrução capilar a cada 15 dias. Ela devolve a integridade do fio, que ficou comprometido após a química.


- Use um bom leave-in com filtro solar para manter a hidratação dos fios e proteger a cor, que pode desbotar ou ficar alterada com o sol.


- Evite fazer mistura de químicas como coloração e alisamento ou as famosas inteligentes. Se houver incompatibilidade, o cabelo pode estragar ou amarelar, existe produtos que fazem o realimento dos fios sem causar o famoso desbotamento.


- Evite usar muito o secador e a chapinha, pois seu uso em demasia desidrata ainda mais os fios. Use produtos termoativados para uma melhor proteção.


- Use um matizante a cada 15 dias, caso seu cabelo amarele muito rápido.


IMPORTANTE: Caso o cabelo esteja pigmentado com uma coloração escura , o mesmo terá dificuldades na descoloração e no tom ideal, não devemos iludir a cliente que ela ficará platinada, pois sair de um preto para um loiro é um processo complexo, podendo o cabelo chegar em um tom mais claro ou apenas em um toque cobre. A cor final do cabelo depende da tonalização final, ela ocorre depois da descoloração, com um pigmento de cor em cima do tom descolorido, essa é a razão para conseguir chegar em um platinado perfeito, muitas pessoas não só depende de uma descoloração bem feita, mas também do pigmento que irá colocar no cabelo.


Animou ficar loira? Então, antes de sair descolorindo os cabelos, procure um bom profissional para que você fique ainda mais linda e saia por aí Divando sempre.


Abraços


Fabrinne Apolonio

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page