Umectação, você sabe o que é?

Na última semana nossa colunista Patrícia Santos, falou sobre Transição Capilar e dando continuidade a esse assunto, eu, Fernanda de Pinho, irei falar sobre a famosa umectação. Quem tem cabelos crespos, cacheados, em transição capilar provavelmente já ouviram falar, pois a técnica está presente em muitos cronogramas capilares, mas se você ainda está se perguntando que raios é isso, calma que eu vou explicar!
Umectar é umedecer o cabelo com óleos e a técnica de umectação nada mais é que umedecer os cabelos com óleo aliados a uma bela massagem capilar. Umectar os fios com óleos ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!
Os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos, uma vez que o óleo produzido pelo nosso couro cabeludo encontra dificuldades de descer e nutrir todo o cabelo, por isso essa técnica da tão bem para esses tipos de cabelo, pois ela recompõe esse óleo perdido. Mas tenho amigas com cabelos extremamente lisos que também usam a técnica, pelo menos uma vez por mês.
E antes que você passe qualquer tipo de óleo vou logo avisando, o óleo deve ser vegetal! Ou seja, extraído de plantas. Os queridinhos são: azeite de oliva extra virgem, óleo de amêndoas, óleo de rícino (mamona), óleo de abacate, manteiga de karite, o tão falado óleo de coco (esse tem um cheirinho maravilhoso), dentre outros.

A umectação deve ser feita sempre com o cabelo sujo antes da lavagem, quanto mais tempo ficar com ele, mais o óleo ira agir, por isso vejo muitas meninas contando que aplicam a noite e dormem com ele.
Algumas dicas da Nanda:
- Se você tem uma raiz oleosa, evite passar o óleo nela;
- Você pode misturar o óleo na sua mascara preferida caso não queira usar o óleo puro;
- Após a umectação lave o cabelo muito bem, principalmente a raiz, pois se não ele ficara bem ensebado e você ainda vai falar culpa da Nanda, então sem dó de lavar o cabelo após o processo;
- Passe o óleo nos fios, envolvendo mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. Quanto mais massagear, melhor o resultado.
Espero que tenha gostado e até a nosso próximo diva divando! Um abraço de Nanda de Pinho
P.S.: Se você já utiliza a técnica ou já utilizou, nos conte o que achou!