top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Maternidade Real - Os desafios de ser mãe!

E hoje o Divã da Lorena leva uma reflexão para todos de forma em geral e principalmente para as mamães. Eu como mãe passo por diversos desafios no meu dia a dia. Sou cobrada a todo tempo por mim e por outras pessoas. Muitas nem sabe como é minha vida, nem sabe o que passo. A vida de mãe é intensa. Uma vida cheia de amor e feliz, mas uma vida que requer muita dedicação e sacrifícios.

Vou falar um pouco sobre mim.

A maternidade hoje pra mim é intensa e real a cada segundo do meu dia.

Sou mãe de uma linda menina de 8 meses: Esther Hadassa. Ela chegou em janeiro já abalando as estruturas. Tomando minha vida por completo, meu tempo, meu sono.

Ela se tornou prioridade número um na minha vida, abaixo de Deus. O ministério que Jesus me deu pra cuidar, amar e ensinar. E hoje cansada, com olheiras e cabelos caindo, sigo minha missão de mãe fazendo o que eu acho ser melhor para minha filha.

Quando estava grávida eu não imaginava o quão intenso é. O quando doloroso também.

Ela nasceu de um parto normal que eu escolhi. Foi do jeitinho que eu imaginava. A dor veio, intensa e demorada. Parecia uma eternidade. Mas quando ela veio, com aqueles olhinhos lindos me olhando e me amando , foi uma sensação de alívio e alegria que me tomou por completo .


Uma das maiores emoções da minha vida foi ter tido minha filha. É um misto de amor intenso com felicidade extrema.


Quando fomos pra casa, foi que apertou o botão Start. Nasce um filho, com ele nasce uma mãe. Nenhuma mulher nasce sabendo ser mãe. Ela pode ter experiências, que certamente ajuda, mas só vivendo o dia a dia mesmo para saber como é.

Eu como mãe de primeira viagem, sabia apenas teorias. A prática veio no dia a dia. E vou dizer: Não é fácil.


Nunca minimize o cansaço de uma mãe, dizendo: Mas você dá conta, pare de reclamar. As pessoas tem um senso crítico muito grande na hora de julgar, mas na hora de ajudar, poucos aparecem ou ninguém. É muito fácil você chegar para visitar o bebê, pegar no colo e ir embora. Agora, você chegar e oferecer ajuda, lavar uma vasilha ou fazer um café para a mãe do bebê, quase ninguém pensa nisso. Não é mesmo?


Quando me tornei mãe, pra mim foi um grande desafio em todos os aspectos. Primeiro para amamentar (pois meu bico do peito não tinha o formato adequado), o sono totalmente irregular da minha filha e por ai vai.


A cada dia eu fui aprendendo um pouco e descobrindo um mundo tão maravilhoso que é esse da maternidade.

Noites de sono em claro; pouco tempo ou nenhum para fazer as minhas coisas; troca de fraldas; amamentar. Tudo isso faz parte! E sabe de uma coisa? Eu amo a maternidade. Ela me suga por completo, mas ela faz parte de mim. A partir do momento que eu tive minha filha, as coisas nunca mais voltaram a ser como antes.

A maternidade me fez uma pessoa muito melhor e acredite, hoje eu entendo muito minha mãe. Quando ela falava: “Você vai entender muitas coisas quando for mãe”. E é verdade. E creio que vou entender muito mais.


Essa reflexão é realmente um aspecto da maternidade real que vivo hoje. Um desabafo dizendo: Oi, eu sou mãe, sou esposa, sou filha. Tenho uma filha pra cuidar e amar que depende totalmente de mim, tenho um marido para dar amor e carinho, tenho uma casa pra limpar e manter em ordem, tem meus projetos pessoais e profissionais e tem uma coisa tão importante para manter tudo isso de pé: O meu bem estar, a minha auto estima, o meu valor.


A mulher depois que se torna mãe, ela se esquece dela e acaba não se cuidando. Por isso você que é mãe de primeira ou segunda viagem, não importa: Se dê o valor! Não deixe que ninguém te minimize ou diga que você não está fazendo direito. Pois você tem um valor inestimável e é forte e capaz!



Confira algumas dicas para seu próprio bem estar!


  1. Divida as responsabilidades com seu marido, ele é pai e também tem que cuidar. Se você não puder contar com ele, tenha uma pessoa de confiança para contar;

  2. Durma enquanto seu bebê dorme, pelo menos 30 min para você renovar suas forças. Principalmente se for igual a minha que já trocou o dia pela noite várias vezes;

  3. Se arrume e fique bonita. Não é porque você se tornou mãe, que você vai ficar desleixada. Passe nem que seja um batom. Se sinta bem consigo mesma;

  4. Converse com uma amiga, sua mãe, irmã ou alguma pessoa de confiança que você goste. Desabafe, chore se for preciso. Eu sei que não é fácil a maternidade e precisamos desabafar.

  5. Curta seu bebê e não queira que ele cresça rápido, pois o tempo passa voando e daqui a pouco você que vai sentir falta.

E você que conhece uma mãe, que tal oferecer ajuda, um ombro amigo pra ela? Faça um bolo, um café e se ofereça para ficar um pouco o bebê enquanto ela toma um banho demorado e relaxe.

Enfim, ao invés de criticar, que tal ajudar?


Muito força e muito amor para você mamãe. Nunca se esqueça: Você é capaz e consegue.

Sempre dê muito amor ao seu bebê e nunca desconte as frustrações nele. Se apegue em Deus,e Ele te guiará!


Com muito amor e carinho.


Lorena Chagas


Fonte Imagens:

https://media.deseretdigital.com/file/3a652c8661.jpg?crop=top_0~left_0~width_800~height_532&resize=width_630~height_419&c=8&a=318a0872






  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page