Calendário de Vacinas Infantil

Na Série "Cuidados com as Crianças" esta semana vou falar sobre o Novo Calendário Vacinal Infantil.
Em 2016 houve algumas mudanças importantes no calendário de vacinação infantil, com a introdução de algumas doses e redução de outras. Como pais temos a obrigação de manter a caderneta de vacinação dos nossos filhos em dia, por isso preste atenção nas mudanças e veja como ficou o novo calendário.
A vacina contra a poliomielite era aplicada em três doses: a vacina injetável (VIP) aos 2 e 4 meses de idade e a vacina oral (VOP, também conhecida como "gotinha") aos 6 meses. Duas doses de reforço estavam previstas aos 15 meses e aos 4 anos, ambas com a vacina oral.
O esquema continua o mesmo, porém a terceira dose da vacina passa a ser injetável, em vez de oral. A versão oral da vacina continua sendo indicada para os reforços aos 15 meses e 4 anos.
Já a vacina pneumocócica 10 valente, contra pneumonia, era aplicada em três doses - aos 2, 4 e 6 meses de idade - mais um reforço entre 12 e 15 meses.
Agora, a indicação são duas doses - aos 2 e 4 meses - mais um reforço preferencialmente aos 12 meses. Segundo o Ministério da Saúde, estudos mostram que a efetividade do novo esquema é similar ao do esquema anterior.
A vacina meningocócica C, contra a meningite provocada pela bactéria meningococo C, era aplicada em duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Agora, o reforço passa a ser indicado para os 12 meses de idade. As duas primeiras doses continuam indicadas para os 3 e 5 meses.
A vacina de HPV antes era aplicada em três doses. As duas primeiras doses eram aplicadas em meninas de 9 a 13 anos com intervalo de seis meses; a terceira dose era aplicada 5 anos depois.
Agora, são apenas duas doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos. Segundo o Ministério da Saúde, estudos mostraram que o esquema de duas doses tem resposta de anticorpos similar ao esquema de três doses.
Ficou na dúvida de que vacina seu filho precisa tomar? Veja as datas corretas abaixo:
Ao nascer: Dose única de BCG e Hepatite B
2 meses: 1ª dose de penta, VIP, pneumocócica e rotavírus
3 meses: 1ª dose de meningocócica C
4 meses: 2ª dose de penta, VIP, pneumocócica e rotavírus
5 meses: 2ª dose de meningocócica C
6 meses: 3ª dose de penta e VIP
9 meses: Dose única de febre amarela
12 meses: Dose única de tríplice viral e reforço de pneumocócica e meningocócica C
15 meses: Dose única de Hepatite A e tetraviral; DTP (1º reforço da penta) e VOP (1º reforço da VIP)
4 anos: DTP (2º reforço da penta), VOP (2º reforço da VIP) e reforço da Febre amarela
9 a 13 anos: duas doses de HPV com intervalo de 6 meses para meninas
Semana que vem vamos falar sobre para que serve cada vacina. Mas lembre-se Vacinar é Proteger!
Abraços
Fabrinne Apolônio
#Série Cuidados com as crianças