Monte Sião (MG), naturalmente um charme
Monte Sião é uma pequena cidade situada no extremo sul de Minas Gerais, com uma população em torno de 21mil habitantes que encanta todos os turistas. Conhecida como a Capital Nacional da Moda Tricô, recebe turistas do país inteiro.

Confronta-se com os municípios paulistas de Socorro, Águas de Lindóia e Itapira; e com os municípios mineiros de Jacutinga, Ouro Fino e Bueno Brandão. Monte Sião nasceu pelas águas correntes do Rio das Pedras e se fez cidade na crista de uma colina, ao pé do histórico Morro Pelado.
Anualmente a cidade produz uma média de 25 milhões de pecas que são produzidas por 1200 industrias de pequeno e grande porte. Além do tricô, Monte Sião é considerada estância hidromineral, e reúne belíssimas paisagens, culinária típica, artesanato, e boa parte da cultura mineira podem ser vividos por todos que visitam a cidade.

Vale destacar e conhecer as belas praças que a cidade possui. A Praça Prefeito Mário Zucato, uma delas é um dos principais cartões postais do município, localizada no centro da cidade, possui esculturas em ciprestes (populares ‘buchinhos'), diversas espécies de árvores com um paisagismo único, que a torna uma das praças mais lindas do Brasil.

Para quem gosta de visitar igrejas indico visitar a Igreja Matriz da cidade, nacionalmente conhecida como a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (que foi o primeiro lugar do Brasil consagrado a N.Sra. da Medalha em 1849), ela fica bem no centro da cidade em frente a praça. Se você estiver com tempo indico participar de uma celebração no Mosteiro da Santíssima Trindade, lá você é recebido carinhosamente pelos monges que sempre estão abertos a receber a todos.

Outro lugar que amo de paixão em Monte Sião, é a loja fabrica da Porcelana de Monte Sião, que é considerada a única a produzir porcelana nas cores azul e branca desde 1959. Tenho certeza que você já viu muitas das peças lá produzidas por muitas casas nesse Brasil. Na minha cozinha mesmo tenho um monte! A linha de desenho das peças é totalmente artesanal, de modo que nenhuma de suas pétadas são iguais as outras. A fábrica é auto-suficiente em madeira para queima dos seus fornos, com uma área exclusiva para reflorestamento.O visitante poderá percorrer suas instalações e conhecer todo o processo de fabricação da porcelana. O visitante não poderá deixar de visitar este empreendimento que nos seus 40 anos de existência, todo o maquinário utilizado para produção das porcelanas foi engenhado na própria fábrica e até hoje se rende com sucesso à evolução tecnológica.
Enfim, Monte Sião é uma cidade encantadora que não me canso de visitar! Espero que tenham gostado da nossa visita e até a nossa próxima viagem!
Beijocas de Nanda de Pinho :)