top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Outubro Rosa - Mês do combate do Cancer de Mama

  • Lorena Chagas
  • 3 de out. de 2016
  • 8 min de leitura

Hoje o Divã da Lorena vai passar uma mensagem super importante para nós mulheres: A prevenção contra o câncer de mama.

Esse mês de outubro, incentiva a nós mulheres a realizarmos o auto exame para prevenir o câncer.


Vamos saber um pouco sobre os fatores de risco; prevenção e como você pode realizar o auto exame, sem ser pega de surpresa.

Sobre o cancer de mama no Brasil


No Brasil, é a primeira causa de morte entre as mulheres, isso porque, infelizmente, os casos que chegam às nossas mãos, já se encontram em estágio avançado. Há um aforismo que diz: "quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura". Urgem, portanto, medidas mais enérgicas, no sentido de diminuir essa taxa de mortalidade que poderia ser evitada se a população se conscientizasse da necessidade de um diagnóstico precoce. O câncer de mama é sobretudo afecção das mulheres mas pode também ocorrer em homens (Aproximadamente 1% dos casos).


É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.


Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM)


FATORES DE RISCO


O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco.

Os fatores endócrinos/história reprodutiva estão relacionados principalmente ao estímulo estrogênico, seja endógeno ou exógeno, com aumento do risco quanto maior for a exposição. Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona).

Os fatores comportamentais/ambientais bem estabelecidos incluem a ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade na pós-menopausa, e exposição à radiação ionizante [1,3-8]. O tabagismo, fator estudado ao longo dos anos com resultados contraditórios, é atualmente reconhecido pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como agente carcinogênico com limitada evidência de aumento do risco de câncer de mama em humanos .

O risco de câncer de mama devido à radiação ionizante é proporcional à dose e à frequência . Doses altas ou moderadas de radiação ionizante (como as que ocorrem nas mulheres expostas a tratamento de radioterapia no tórax em idade jovem) ou mesmo doses baixas e frequentes (como as que ocorrem em mulheres expostas a dezenas de exames de mamografia) aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Os fatores genéticos/hereditários estão relacionados à presença de mutações em determinados genes, especialmente BRCA1 e BRCA2. Mulheres que possuem vários casos de câncer de mama e/ou pelo menos um caso de câncer de ovário em parentes consanguíneos, sobretudo em idade jovem, ou câncer de mama em homem também em parente consanguíneo, podem ter predisposição genética e são consideradas de maior risco para a doença. O câncer de mama de caráter hereditário corresponde, por sua vez, a apenas 5% a 10% do total de casos


SINAIS E SINTOMAS


O sinal mais comum do câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou endurecimento, sobretudo um nódulo que não desaparece e que não muda de aspecto quando apalpado. É bom lembrar que alguns desses nódulos poderão ser benignos e só o médico é que poderá identificá-los corretamente. Outros sinais que devem ser buscados são: edema (inchação), ruga (retração da pele), "dimple" (covinha, escavação), eritema, ulceração da pele e sangramento pelo mamilo, desvio do mamilo, alteração da aréola. Embora os canceres de mama no início não apresentem dor, qualquer dor mamaria, fora do período pré-menstrual ,deve ser relatada ao médico.




DETECÇÃO


Muitos tumores de mama são detectados pela própria paciente ou por seu parceiro. A melhor maneira da mulher descobrir um nódulo em sua mama é perdendo alguns minutos e conhecendo as suas próprias mamas, examinando-as mensalmente no sentido de encontrar qualquer anormalidade. Vale salientar que muitas alterações não significam câncer (qualquer modificação percebida pela mulher deverá ser levada imediatamente ao seu médico). Mulheres acima de 20 anos deveriam examinar suas mamas pelo menos uma vez ao mês. Para aquelas que ainda menstruam, o ideal seriam oito a dez dias após a menstruação, quando aquele edema e a turgescência das mamas (próprias do período menstrual) já desapareceram. Mulheres que estão na menopausa ou pós-menopausa devem realizar o auto-exame das mamas em qualquer época do mês (para fazê-lo basta que escolham um determinado dia do mês - algumas escolhem o 1º dia do mês, outras o 15º dia, outras o dia que corresponde ao aniversário, etc.). O mais importante não é o dia em que o "auto-exame" será feito, mas sim que ele seja realizado fielmente, a cada mês. Mulheres que se submeteram a uma histerectomia deveriam indagar do seu médico, o melhor dia para fazer o seu "auto-exame".




  1. Deite-se e ponha um travesseiro sob seu ombro direito. Coloque seu braço direito atrás da cabeça.

  2. Use a ponta dos três dedos médios de sua mão esquerda para sentir nódulos ou endurecimentos na sua mama direita, conforme mostra a figura acima. A ponta de seus dedos é o terço distal de cada dedo.

  3. Pressione bastante para um contato melhor com a sua mama, observando sua forma, sua densidade e possíveis abaulamentos.

  4. Faça um movimento em torno da mama num mesmo sentido. Você pode escolher ou o círculo no sentido de "vai-e-vem"; ou em cunha. Siga a mesma rota cada vez. Certifique-se de que examinou toda a mama, e lembre-se dos detalhes para cada mês.

  5. Agora examine sua mama esquerda, usando a ponta dos dedos médios da mão direita, repetindo o que fez com a mão esquerda no exame anterior.

Seria interessante colocar-se diante de um espelho justamente após fazer o auto-exame cada mês. Este exame também poderia ser feito enquanto debaixo do chuveiro. Suas mãos ensaboadas deslizarão na pele molhada facilitando o reconhecimento de alguma alteração.

Complementando o auto-exame toda mulher na idade de 20 a 40 anos deveria procurar um especialista para examinar suas mamas a cada 02 anos e acima de 40, a cada ano (é bom não esquecer que ultimamente temos detectado câncer de mama em pacientes na faixa etária de 20 a 30 anos). Se um nódulo ou outro sinal for encontrado, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico. Só assim muitos casos serão diagnosticados a tempo e muitas mortes poderão ser evitadas.



PREVENÇÃO:


Além do auto exame existem outras maneiras de prevenir o câncer de mama:

O principal é manter uma boa qualidade de vida: ter uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, evitar bebida alcoólica e fugir dos quilos a mais, em especial depois da menopausa. A maternidade protege contra esse tumor se a mulher tiver filhos antes dos 35 anos de idade e amamentá-los.


FEMAMA: Eliminar os fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer de mama é uma forma válida de praticar o autocuidado. Com práticas saudáveis é possível reduzir a probabilidade de se desenvolver a doença. No entanto, mesmo mantendo esses hábitos, as mulheres ainda estão sujeitas a desenvolverem a doença. O câncer de mama, assim como os demais tipos de câncer, é resultado de mutação genética, que pode ser herdada ou, o que ocorre na grande maioria dos casos, espontânea. Uma mutação espontânea pode ocorrer em uma célula do corpo ao longo da vida e ocasionar a doença, no entanto não se sabe com precisão se essas mutações ocorrem devido ao estilo de vida, alterações químicas no corpo da mulher ou à exposição a toxinas no ambiente, por exemplo. É por isso que, em se tratando de câncer de mama, é preferível falar em diagnóstico precoce que em prevenção. A realização regular de exames deve estar entre as boas práticas para se reduzir o risco de mortalidade por câncer de mama.


Reportagem da revista Veja sobre hábitos saudáveis para prevenção de cancer e outras doenças:


Comer frutas e legumes, beber muita água e fazer exercícios são hábitos indicados para prevenir doenças, mas nem sempre é fácil encaixá-los na rotina. Na campanha contra o câncer de mama de 2016, a Sociedade Brasileira de Mastologia vai frisar a importância de uma vida saudável como forma de combater o câncer de mama. Este ano, a estimativa é que 60 mil brasileiras sejam diagnosticadas com a doença, que é a que mais mata mulheres no país.

A campanha contra o câncer de mama da SBM começou hoje (1º) com o tema “A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”, e destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento rápido e a cura da doença. A iniciativa foi pensada a partir de pesquisa recente da entidade, que mostra que o risco de desenvolver a doença aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal no abdômen na pré e na pós-menopausa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, alimentos saudáveis ajudam a regular o metabolismo

A coordenadora da pesquisa, Jordana Carolina Marque Godinho Mota, que comparou grupos de mulheres atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, disse que os alimentos saudáveis ajudam a regular o metabolismo. Por outro lado, produtos açucarados, industrializados e gordurosos desregulam as funções do corpo.

“A alimentação inadequada altera hormônios corporais, como, por exemplo, a insulina. Quando aumenta a quantidade de insulina que o corpo precisa para absorver a açúcar no corpo, por exemplo, essa insulina pode agir na mama causando alteração, favorecendo o câncer”, explicou.

Com base nos dados, a pesquisadora constatou que a chance de desenvolver o câncer de mama cai de 74% para 49% em quem tem uma vida saudável. Ela recomenda que as mulheres já saiam de casa com a alimentação planejada para o dia todo, fazendo pequenas refeições a cada três horas, em média, evitando alimentos industrializados, refrigerantes, frituras e gorduras. As medidas, segundo Jordana, também as pacientes que estão no tratamento contra a doença.

A SBM também incentiva os médicos a fazerem um atendimento completo, com paciência, além de defender ampliação do acesso à mamografia, exame que depende aparelho específico. Outra preocupação da entidade é a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o tratamento, que não pode passar de 60 dias. As mulheres também têm direito a uma cirurgia reparadora, se necessário.

Mulheres com mais de 40 anos devem fazer exames anuais. “De um ano para o outro, um caroço pode aumentar muito e dificultar o tratamento”, disse a pesquisadora.

Dicas de hábitos saudáveis para evitar o câncer de mama:

. Comer a cada três horas, em pequenas quantidades . Priorizar alimentos naturais e evitar os industrializados . Evitar açúcar e carboidratos, especialmente refrigerantes, pão branco e macarrão . Reduzir a ingestão de gorduras . Comer proteínas, frutas legumes e verduras

*Colaborou Tatiana Alves, repórter do Radiojornalismo.



E se você quiser saber mais acesse o link abaixo: 10 perguntas e respostas sobre a doença :


Cuide-se. Não deixe de ler essa matéria e espalhe para suas amigas. A melhor forma de evitar que a doença se alastre, é prevenindo.


Se você gostou dessa matéria,curta e compartilhe.


Fonte:


http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_content&view=article&id=110:cancer-de-mama&catid=29&Itemid=123

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/prevencao

http://www.batalhadoras.org.br/artigo/90/cancer-de-mama--10-perguntas-e-respostas-sobre-diagnostico-e-tumores-nas-mamas#.V_JH8vArIdU

http://www.batalhadoras.org.br/artigo/90/cancer-de-mama--10-perguntas-e-respostas-sobre-diagnostico-e-tumores-nas-mamas#.V_JH8vArIdU

http://istoe.com.br/alimentacao-saudavel-e-exercicios-ajudam-a-combater-cancer-de-mama-diz-sbm/

http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_content&view=article&id=110:cancer-de-mama&catid=29&Itemid=123



Imagens:

http://www.clickgratis.com.br/blog-clickgratis/wp-content/uploads/2012/10/auto-exame-de-mama.jpg

https://static.tuasaude.com/img/si/nt/12-sintomas-do-cancer-de-mama-1-1-640-427.jpg

http://blog.modarosa.com.br/wp-content/uploads/2010/11/banner31.jpg



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page