Um paraíso chamado Ijaci (MG)

Hoje irei falar de um pequeno município que nunca tinha visto ninguém falar, mas que me impactou bastante! Estou falando de Ijaci, pequeno município mineiro localizado no sul de Minas.Ijaci parece quase um vilarejo, com menos de 6 mil habitantes o município de 105,3Km² faz divisa com Lavras, Perdões e Itumirim e é realmente de encantar os olhos.
E para contar dessa pequena cidade tenho que contar de como eu descobri. Estava eu no feriado da semana do “saco cheio” em Lavras e ai surge uma convite de vamos em Ijaci? Logo olhei no celular e não achei quase informação nenhuma, mas como não sou de recusar viagem logo aceitei e fui conhecer a casa de uma amiga.

Fomos de carro, saindo de Lavras e não gastamos 15min. A estrada é boa, pavimentada, cheia de radares (fique esperto) e possui placas de indicação para chegar lá! Chegando a cidade vi pequenas casinhas bem simples, uma praça e uma igreja e pensei, aaaa só deve ter isso por aqui! E foi ai que me enganei, logo a frente possui um enorme represa (Represa do Funil) que faz parte do complexo de Furnas.
Eu fiquei na casa de uma amiga as beiras da represa em um condomínio fechado, mas você deve estar se perguntando, tá mas e se eu não tiver uma amiga como faço pra conhecer? Bem, já existem diversas pousadas e casas de temporada no local, basta você escolher uma e ir conhecer Ijaci!
Durante o dia inteiro você observa embarcações, jet-ski e algumas pessoas mergulhando pela represa. Confesso que me senti em outro mundo, há uma diferença gigante entre as mansões ao longo da represa e as pequenas casas no centro do município.
Fiquei horas na beira do píer pensando, nossa como deveria ser isso antes de se ter a represa e a diferença de padrão de vida que a represa gerou! Bem não sei bem como deveria ser, quantas plantas, animais morreram para que se fizessem a represa, quantas famílias ribeirinhas foram impactadas. Tentei achar algumas informações a respeito, mas ninguém soube me dizer ao certo. Mas, agora que já está feito não tem volta e preciso confessar que realmente é uma coisa de brilhar os olhos, é realmente muito bonita a represa!
Eu fiquei realmente muito impactada com tudo, e fiquei pensando como turismóloga como poderia melhorar a vida da população local, e confesso que há muita coisa a fazer. Espero que o poder público não esqueça da população e aproveite o enorme potencial turístico da região para melhorar a vida da população.
Dicas da Nanda
- Se você for alugar uma casa, lembre-se de levar alimentação. Ao longo da represa não existe uma infraestrutura para esse tipo de coisa;
- Não ache que represa é uma grande piscina, tenha cuidado;
- Para andar de jet-ski precisa de carteira, e sempre há policia por lá. Então já sabe né!
- Leve bastante protetor, óculos e roupas confortáveis;
- Se for andar de barco, lancha, use por favor as proteções necessárias;
- Lembre-se de recolher seu lixo;
- Trate com carinho a população local e usufrua tudo com muito respeito!
Enfim, espero que tenham gostado da nossa viagem e até a próxima!