Divando depois do Câncer de Mama

Você fez auto exame da mama, descobriu um nódulo, fez mamografia, biópsia, foi em alguns médicos e o diagnóstico foi confirmado: Câncer de mama!
Inicialmente vem o desespero, o medo e uma mistura de sentimentos, mas depois vem a fé, a força e desejo e vitória, e você mulher, linda, forte e DIVA vai dar a volta por cima e vai vencer mais esta batalha.
O câncer de mama tem tratamento e este depende do estágio do câncer. Ele pode consistir em quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Os tratamentos podem ser classificados em:
Terapia Local: visa tratar um tumor no local, sem afetar o resto do corpo. A cirurgia e a radioterapia são exemplos de tratamentos locais.
Terapia Sistêmica: refere-se a drogas que podem ser administradas por via oral, ou diretamente na corrente sanguínea para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas. Terapia Adjuvante e Terapia Neoadjuvante: Os pacientes com doença detectável após a cirurgia são, muitas vezes, submetidos a algum tipo de tratamento (quimioterapia, hormonioterapia ou terapia-alvo) adicional para impedir uma recidiva, estes tratamentos são denominados terapia adjuvante. O objetivo da terapia adjuvante é destruir essas células remanescentes.
Alguns pacientes podem precisar de algum tipo de tratamento, como quimioterapia ou terapia hormonal, antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tumor, e permitir uma cirurgia menos invasiva, o que é denominado terapia neoadjuvante.
Existem alguns tipos de cirurgias para o tratamento do cancer:
Linfadenectomia: Remoção cirúrgica de um linfonodo.
Tumorectomia: Remoção cirúrgica de um nódulo (tumor) no peito.
Mastectomia radical: Remoção cirúrgica total da mama, do músculo peitoral subjacente e dos linfonodos.
Mastectomia: Remoção cirúrgica total ou parcial da mama.
Excisão local ampla: Remoção cirúrgica de uma pequena área de tecido canceroso ou pré-canceroso, juntamente com uma margem de tecido normal.
Cirurgia Ortopedia reconstrutiva adulta: Realiza cirurgia reconstrutiva ou plástica.
Mamoplastia: Cirurgia plástica para aumentar ou reduzir o tamanho dos seios ou para reconstruir uma mama.
Expansão de tecido: Inserção de um balão sob a pele para, em seguida, expandi-lo gradualmente e esticar a pele e o tecido ao redor.
Para melhorar o tratamento de forma natural deve-se:
Consumir alimentos ricos em fibras em todas as refeições;
Diminuir o consumo de gordura e evitar o consumo de alimentos industrializados ou processados;
Parar de fumar, caso seja fumante;
Investir no consumo de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.
Este tipo de alterações na alimentação são muito importantes pois garantem um aumento de lignanas no organismo, que são substâncias que diminuem a produção de estrogênio, o principal hormônio responsável pelo desenvolvimento deste tipo de câncer.
Outro comportamento que ajuda muito no tratamento é manter a auto estima. Você não pode esquecer que és uma mulher, não deixe de ser cuidar, de se maquiar, mesmo com a queda dos cabelos você pode ficar linda com lenços, perucas e demais adereços.
Se você precisar fazer uma mastectomia, lembre-se que apenas mais uma etapa e futuramente você poderá fazer uma mamoplastia.
E pra finalizar, você tem o direito de ficar triste porém não deixe de procurar apoio, seja profissional, religioso ou familiar, você não precisa passar por esta fase sozinha. E lembre-se Seja Diva. Você pode, você merece.
Abraços
Fabrinne Apolonio