Papanicolau

Este mês vamos permanecer na linha de prevenção!
O Outubro Rosa e o Novembro azul alertaram para os dois tipos de câncer mas comum em mulheres e homens - câncer mama e próstata respectivamente.
Porém, existem outras doenças que também podem ser prevenidas ou descobertas precocemente, aumentando a chance de cura.
Você já deve ter ouvido falar em Papanicolau, colposcopia ou preventivo. O exame consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório e deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.
Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e candidíase. Como a coleta do exame envolve exame genital, também é possível perceber doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, condilomatose, clamídia e cancroide.
Durante o exame, o médico inicialmente observa se existe a presença de alguma alteração na parte externa da vagina, e em seguida inicia o papanicolau:
- É introduzido um pequeno instrumento chamado espéculo na vagina, para manter o canal vaginal aberto e permitir a observação do colo do útero;
- O ginecologista observa o interior da vagina e do colo do útero;
- O ginecologista usa uma espátula de madeira e uma escovinha para raspar parte do colo do útero;
- O material colhido guardado e levado para análise em laboratório.

Todo o procedimento dura cerca de 5 minutos, e a mulher deve retirar a roupa abaixo da cintura, ficando deitada na maca do ginecologista com as pernas afastadas.
Para ter uma maior eficácia no resultado, os médicos recomendam os seguintes cuidados a serem adotados 48 horas antes do exame:
- Não usar creme e/ou óvulo vaginal
- Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna
- Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve
- Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.
Abraços
Fabrinne Apolônio