top of page
Fique a Par:
Bem- vindos!!!

Cuidados com a Blackfriday

Bom diaaa gente bonita!


E hoje o Divã da Lorena vai falar de um assunto muito importante pro seu bolso.

Todo ano temos um evento intitulado: BlackFriday. Esse ano acontece no dia 25/11/16 no Brasil.

Um dia de muitas promessas de preços baixos com mais de 80 % de desconto. Tem muita gente que fica esperando para o tal evento para comprar algo que esperou por muito tempo com o preço melhor.



Mas vamos tomar cuidado, porque tem muita empresa enganando consumidor, aumentando preços antes do dia, para colocar desconto. E na verdade o preço não está nada baixo.


A campanha original veio dos EUA um dia depois do dia de Ação de Graças. Mas lá a campanha é séria mesmo. E os descontos são reais. Mas como no país do "jeitinho brasileiro" é meio zoneado, vamos ficar espertos com as promessas e se os preços realmente tem desconto.


Segue dicas importantes pra você ficar esperto no BlackFriday e realmente tirar proveito dessa data.




1. Programe-se com antecedência Apesar de algumas lojas já terem iniciado a semana com ofertas, na maioria das empresas, a Black Friday começa à 0h desta sexta-feira (25) e termina às 23h59 do mesmo dia.


2. Faça uma lista A lista deve ter tudo aquilo que você pretende comprar. Isso ajuda a se organizar e não se perder em meio à grande quantidade de ofertas.


3. Faça um orçamento Saiba quanto você pretende gastar para cada item que deseja. Evite excessos que podem exceder o limite do cartão de crédito.


4.Fuja dos horários de pico Os picos de acesso ao site da Black Friday criado pelo Busca Descontos, assim como das outras lojas participantes, geralmente acontecem entre 0h e 2h e entre 12h e 14h. Evite esses horários.


5. Compare os preços Antes de comprar, compare os preços dos produtos em oferta com os de outras lojas participantes e até com os de lojas que não estão oferecendo descontos.


6. Conheça o site e confira as informações Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro.

Confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces. As lojas com os selos Black Friday Legal 2016 e Clique e-Valide já passaram por essa checagem.


7. Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu.

O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

8. Conheça as regras Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.


9. Verifique se o produto desejado faz parte da promoção.

As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção. Em vez disso, selecionam alguns itens de seu portfólio. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto desejado, tente tirar sua dúvida com a loja por meio dos canais de contato disponibilizados no site.


10. Consulte os sites que facilitam a comparação de preços, produtos e serviços.

Eles são excelentes fontes de informação, e estão constantemente atualizados.



11. Confira detalhes Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades.

Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Se tiver dúvidas, ligue entre em contato com a loja para saná-las.


12. Guarde documentos Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.).


13. Desconfie Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.


14. Atente à segurança Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados.


15. Verifique se a loja possui conexão de segurança


Nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente, como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.


16.Use seu computador ou de alguém de confiança Nunca realize transações online em lan houses, cibercafés ou computadores públicos, pois eles podem não estar adequadamente protegidos.


17. Selo Black Friday Legal A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para a Black Friday. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometeram a anunciar ofertas reais e manterão o "Selo Black Friday Legal" à mostra. Caso a loja não cumpra o acordo, ela poderá sofrer suspensão.


18. Denuncie ao Reclame Aqui O consumidor que encontrar alguma promoção com qualquer tipo de irregularidade ou desconto irreal pode fazer sua denúncia no link "Reclame Aqui", do site Black Friday do Busca Descontos.


19. Denuncie ao Procon Procure o Procon de sua cidade e veja se há alguma ação para denunciar empresas no BlackFriday.



Você vai encontrar lojas com credenciadas no próprio site do blackfriday: http://www.blackfriday.com.br/

Boa sorte e boas compras!

E fique de olhooo pra não cair nas pegadinhas por aí!


Fonte Informações:

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/11/28/black-friday-comeca-amanha-vigiada-para-tentar-evitar-maquiagem-de-precos.htm

http://camara-e.net/2016/10/25/cartilha-traz-10-dicas-para-comprar-com-seguranca-na-black-friday



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Feito por Mulheres para mulheres como você!!!

© 2016 por Uai Divas

bottom of page