
Mesa Posta
Tipos de Copos/Taças e suas Serventias
Hoje em dia, quando vamos comprar copos ou taças para nossas casas ou até mesmo para presentear alguém nos deparamos com diversos tipos, tamanhos e qualidades. São tantos modelos que, às vezes, acho que não existem tantas variedades de bebidas como tem de copos e taças para servi-las.
Mas, pesquisando um pouco, descobri que cada copo ou taça tem o seu formato pensado e estudado para melhorar a sua experiência ao experimentar certas bebidas. Por isso a importância de saber identificar cada tipo de copo e usá-lo adequadamente.
Então, vamos desvendar esse mistério e descobrir a serventia de cada objeto?
- Taça de Espumante ou Champagne: A taça para espumante é aquela bem comprida e sem o bojo. Com esse formato, o gás carbônico ajuda a liberar os aromas, e, o fato de ser comprida, também nos ajuda observar melhor as perlages (borbulhas).
- Taça para Água: Como a composição química da água não muda, ela pode ter vários formatos. São facilmente identificáveis, pois são sempre as maiores e podem ou não ter pé.
- Taças de Vinho Tinto: Os vinhos tintos, que muitas vezes necessitam de mais oxigenação, precisam de uma taça com o bojo maior, assim a concentração de oxigênio aumenta dentro da taça, facilitando a percepção dos aromas.
- Taças de vinho branco: A diferença da taça de vinho tinto para a de vinho branco é que essa não tem o bojo tão grande, e, geralmente é menor do que a de vinho tinto. Tais diferenças são observadas, pois, o vinho branco, ao contrário do vinho tinto, tem facilidade para exalar os aromas.
- Taça de Licor: como o licor é uma bebida doce e espessa, a taça para servi-lo deve ser de tamanho médio a pequeno. O formato favorece que o líquido seja consumido em pequenos goles.
- Whisky: ele é servido em copos conhecidos como “on the rocks”. O copo “on the rocks” tem boca larga para acomodar diversas pedras. É comum, também, o uso para coquetéis com bastante gelo como as caipirinhas, sakeirinhas e o Negroni (preparado com gim, Campari, vermute e laranja).
- Cerveja: Para as cervejas tipo lager, o modelo é alto e tem forma cilíndrica. Essas características facilitam a formação de espuma e mantém a temperatura e o gás. Já as taças tulipa, nome popular do copo pilsener, é indicada para servir cervejas do tipo pilsen. Seu desenho proporciona a formação de um colarinho cremoso e direciona o aroma do lúpulo diretamente ao nariz.
- Sucos: o modelo de copo para sucos mais comum se assemelha ao copo long, porém é um pouco mais largo e baixo. O recipiente tem capacidade para aproximadamente 300 ml de bebida, com acréscimo ou não de pedras de gelo.
- Cachaças: O Copo de cachaça, conhecido popularmente como miniamericano. O pequeno recipiente comporta de 45 a 60 ml da bebida e facilita a ingestão em apenas um gole. Pode ser usado o copo “shot”, com capacidade de 35 a 60 ml de bebida, facilitando a ingestão em apenas um gole. O que diferencia os dois é apenas o formado do copo.
- Conhaque: Taça conhaque ou balloon snifter é larga, pois a bebida é servida normalmente em doses de 50 ml. Seu formato permite um maior contato com o oxigênio e, por consequência, uma maior evaporação que faz com que os aromas frutados e amadeirados provenientes do envelhecimento da bebida aflorem. Por ser baixa, ao segurar a taça, a proximidade com o calor das mãos aumenta a temperatura do líquido e favorece a liberação dos aromas
- Coquetel: É uma taça com haste longa, para evitar que a temperatura das mãos não esquente o liquido. Também é usada para tomar o tradicional Martini. Seu formato em “Y” dá elegância a bebida.
Pronto, com esse pequeno dicionário de copos e taças você já começará a pensar melhor nos copos e taças que pretende comprar, presentear e servir para seus convidados. Mas, é importante lembrar que foi apenas uma seleção daqueles que julguei serem os mais utilizados, pois, como podemos verificar na foto abaixo, o leque de opção é ainda maior.
Dica da Paty:
Na hora de dispor as taças na mesa é importante seguir a seguinte regra: as taças de água são colocadas em frente ao prato, bem no centro. As taças de vinho ficam à direita das taças de água, em primeiro lugar a de vinho tinto e depois a de vinho branco. Se for servir champanhe, a taça deve ser colocada à esquerda do copo para água.
E aí, gostaram das dicas?
Não se esqueçam de deixar um recadinho e curtir essa publicação.
E se lembrem de acompanhar nossas redes sociais, lá tem muitas dicas e informações bem legais para o seu dia a dia.
Abraços.
Patrícia Santos


