
Bem-estar e Saúde
A importância das Fibras na alimentação
As fibras são, geralmente, classificadas em fibras solúveis ou fibras insolúveis. As fibras solúveis retêm água e aumentam de volume, prolongando o tempo que o alimento leva para passar pelo nosso trato digestivo. As fibras insolúveis, em sua maioria, passam pelo trato digestivo inalteradas e, por isso, ajudam a formar o bolo intestinal e promover a sua regularidade.
As fibras ajudam a retardar a absorção de açúcar pelo sangue, mantendo controlado o nível de glicêmico. Também criam um ambiente mais saudável no sistema digestivo, aumentando a produção de bactérias intestinais benéficas, produzindo fezes mais macias.
Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) diminui o risco de doenças e promove a qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.
Apenas os alimentos vegetais apresentam fibras alimentares. Entre os alimentos ricos em fibras incluem-se os cereais e sementes integrais tais como o arroz integral, a aveia, os legumes tais como o feijão, os grãos, as ervilhas, as lentilhas, e de um modo geral as frutas. A aveia integral, os legumes, a fibra de soja, e algumas frutas são ricos em fibras solúveis, enquanto que o trigo integral, e a maior parte das sementes e cereais são ricos em fibras insolúveis.
Todos sabem o quanto é importante defecar, mas nem todos têm um intestino que funciona regularmente. A prisão de ventre é, sobretudo, conseqüência da má alimentação. É preciso fibra para o intestino funcionar bem.
Afinal, o intestino preso provoca desconforto na região do abdômen, faz a barriga inchar e, por causa das toxinas não eliminadas, rouba a vitalidade da pele. Se não for levado a sério, o problema pode causar doenças graves, como hemorroidas e até câncer de cólon, além, do mau humor! Não adianta ficar tomando laxantes. Eles “resolvem” por um tempo. Depois vêm as conseqüências: dor no estômago, azia, má digestão. O normal seria defecarmos pelo menos três vezes ao dia (pois fazemos três refeições diárias). Mas uma vez ao dia, pastosa, em uma quantidade moderada, já é o suficiente.
Além disso, se você quer enxugar para valer as gordurinhas, as fibras devem ser as estrelas do seu cardápio já que elas retardam o esvaziamento gástrico e, por isso, dão saciedade com menor quantidade de comida e por mais tempo.Apesar de diversas ações benéficas das fibras em nosso organismo, altas doses são desaconselháveis, pois o excesso pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente cálcio e zinco. Não possuem efeito cumulativo, ou seja, são essenciais na dieta diariamente.
DICAS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO
Beba bastante líquido durante o dia.
Evite líquido durante as refeições.
Quando comer massa (pizza, macarrão, lasanha), coloque por cima gérmen e fibra de trigo. Não têm gosto nenhum e ajudam na digestão. Troque o arroz branco pelo integral.
Tome diariamente, assim que acordar, um copo de água natural.
Procure fazer atividade física.
Tome pela manhã suco de laranja com mamão, mamão com cenoura ou mamão com ameixa.
Coma pelo menos uma refeição diária de vegetais crus.
Se gostar de sobremesa, substitua o doce artificial por fruta: abacaxi, laranja, mamão, maçã... Evite alimentos industrializados.
Prefira suco natural, de preferência feito na hora de beber. Se não for possível, tome água-de-coco.
Gostou? Então não deixe de curtir e compartilhar.
Abraços
Fabrinne Apolonio
