
Bem-estar e Saúde
Atividades Físicas e Pilates – Vivendo Um Estilo De Vida Saudável
Hoje converso com Luciana: Fisioterapeuta e Professora de Pilates. Vamos falar da importância de se praticar uma atividade física e sobre os maus hábitos que temos em relação a postura.
1- Luciana, sabemos que uma das promessas de ano novo é praticar atividades físicas no próximo ano. Alguns se arriscam até em pagar pacotes de academia, que no fim não dá pra nada. Você como professora de Pilates, conta um pouquinho sobre os benefícios da atividade física e como ela deve ser realizada?
R: A atividade física vai muito além do corpo bonito, na verdade a estética é consequência de hábitos de vida saudáveis, e a atividade física é um desses hábitos. Ela melhora o condicionamento, dando mais ânimo no dia a dia, libera endorfina que trás sensação de prazer, trabalha socialização, flexibilidade e concentração. A Atividade que for escolhida deve ser de acordo com o gosto do aluno. Não adianta nada iniciar algo que não seja prazeroso ou rapidinho o aluno desiste. Hoje existem várias modalidades a escolha que também depende do objetivo do aluno.
O Pilates, por exemplo, é uma atividade física anaeróbia e sem impacto, isso significa que não queima gordura, logo, não emagrece, e por ser sem impacto ela não tem contra indicações para pacientes com acometimentos articulares ou dores, pode ser praticados desde criança até idosos.
2- Vamos falar sobre o Pilates. Que benefícios ele trás ao corpo? Ele ajuda também em outros aspectos, como o estresse, por exemplo?
R: O Pilates trabalha com o centro de força, que é fortalecimento da musculatura abdominal, sabemos que com essa musculatura forte conseguimos trabalhar melhor todas as articulações do corpo. Além de ajudar na respiração e concentração, melhorando circulação sanguínea e o stress.
3- Aquela pessoa acima do peso, que se alimenta mal e vive estressada. Que dicas você daria pra ela?
R: Para melhores resultados devemos associar alimentação a atividades físicas, para os que desejam emagrecer é fundamental associar uma atividade aeróbica ao Pilates, como caminhada, corrida, circuitos entre outros. Lembrando que a alimentação é o ombro chave. Não emagrece sem mudar hábitos alimentares.
4- Agora vamos falar sobre postura. Sabemos que problemas de coluna sempre aparecem em uma época da vida, principalmente com a idade avançando. As pessoas além de carregar muito peso, elas se sentam ou movimentam de forma errada. Que dicas que você dá pra essas pessoas? Aonde erramos tanto e como evitar futuros problemas de coluna?
R: 80% da população brasileira sente dor na coluna (lombalgia), seja por má postura, excesso de movimentos na região, excesso de peso, movimentação errada. A postura está ligada diretamente a dor, a má postura enfraquece a musculatura até estabiliza a coluna deixando-a com excesso de movimento que acarreta a dor ao longo do tempo. Uma dica é manter o abdome contraído, sentar com as costas e os pés apoiadas, abaixar sempre dobrando os joelhos, evitar excesso de peso e atividades repetitivas. Postura é hábito, a pessoa tem que criar o hábito de corrigir ao longo do dia, para aprender a postura correta é importante uma avaliação física com fisioterapeuta ou educador físico.
5- No mais, que conselho você daria pra pessoa que quer mudar os hábitos dela e começar uma nova vida?
R: Bom pra mudar hábitos é necessário foco e muita força de vontade. Tem que ser maior que qualquer desculpa. RSRSRSRS
Gostou? Então não deixe de curtir e compartilhar.
Abraços
Lorena Chagas
