
Bem-estar e Saúde
Cuidados durante o Carnaval
We are Carnaval, We are, we are folia, We are, we are the world of Carnaval, We are Bahia – Banda Eva
Seja na praia, no sítio, na piscina, nas ruas das cidades ou em qualquer outro lugar, o carnaval está chegando e os cuidados com o corpo neste feriadão devem ser redobrados.
Mesmo que você não seja folião de carteirinha é preciso estar atento para não terminar o feriado com algum probleminha de saúde.
Já falamos sobre o uso de Protetores Solares e sua importância, então independente de onde você vai curtir seus dias de folga, não esqueça que o sol prejudica a pele e que protetor solar é fundamental.
Hidrate-se. Também já foi matéria da nossa coluna. A ingestão de líquidos neste calor é essencial para evitar uma desidratação. Quem gosta de pular carnaval deve estar alerta para isso. As pessoas vão atrás de trios, dançam em blocos, eliminando muito líquido com o suor, então é preciso uma ingestão ainda maior de água. Fique esperto, mesmo bebendo cerveja, refrigerante e outras bebidas, não pode esquecer-se de ingerir no mínimo 2,5l de água.
Alimente-se bem. Procure ingerir mais frutas e verduras e evite frituras e alimentos gordurosos de difícil digestão ou que possam causar alguma intoxicação como maioneses e molhos.
Use desodorante, pode até parecer engraçado, mas tem muito folião que esquece este item de higiene e fica com um cheirinho desagradável no meio da multidão.
Atualize seu cartão de vacina. Muitos adultos esquecem que também precisam ser vacinados principalmente de que requer reforço a cada dez anos e protege contra difteria e tétano, a primeira transmitida pessoa a pessoa ou objetos contaminados e a segunda transmitida por objetos perfurantes contaminados.
Use calçados adequados. Nada de salto alto para correr atrás do trio, o ideal é um tênis ou sapato confortável.
Cuidado com as crianças. Em aglomerações são mais fáceis as crianças se perderem, então fique sempre de olho nelas e as identifique com uma pulseira ou colar contendo nome da criança, dos pais e telefones de contato.
Cuidado com afogamentos. Não entre em rios ou mar que não possuam salvar vidas, mesmo que você saiba nada e principalmente se tiver ingerido bebida alcoólica.
Dirija com atenção. As estradas movimentadas aumentam o número de acidentes e muitos com vitimas fatais, não faça ultrapassagens em locais proibidos e não ultrapasse o excesso de velocidade. E não esqueça de andar com a revisão do carro em dia!
E por último, muito falado e pouco executado: USE CAMISINHA. O número de pessoas infectadas com DSTs vem aumentando cada vez, não seja mais uma vítima destas estatísticas, se curte o sexo casual previna-se.
Essas são algumas dicas que podem deixar sua folia ainda mais animada.
Curta bastante, mas com responsabilidade.
Fabrinne Apolonio

