top of page

Bem-estar e Saúde

Calendário de Vacinação adolescentes e adultos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.

 

A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ficar doente. 

 

Muito se ouve falar sobre vacinação em crianças e recém-nascidos, mas quase ninguém se lembra de que os adultos também precisam ser vacinados.

 

Nesta semana a Coluna Bem-estar e Saúde vai falar sobre o Calendário Nacional de Vacinação da rede pública de saúde para os jovens e os adultos.

 

Quando uma pessoa recebe todas as vacinas corretamente na infância ao chegar na adolescência e fase adulta precisará apenas de alguns reforços e assim estará imunizado.

 

As vacinas aplicadas em adultos são:

 

- Difteria e Tétano (dT) ou dupla adulto: A vacina deve ser administrada a cada 10 anos e contém os toxóides diftérico e tetânico. Sendo que o primeiro atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra. Já o bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias), atinge o sistema nervoso central e caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.

 

Em gestantes:

 

- dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche acelular): Quando a gestante tomou a dT há 05 anos ou mais aplica-se uma dose de dTpa em toda gestação, a partir de 28 semanas, ideal com 32 semanas de gestação. Em situações especiais pode ser feita a partir de 20 semanas.

 

- Vacina Influenza: uma dose em toda gestação, qualquer idade gestacional ou puérperas (até 45 dias pós-parto). A vacina garante proteção contra a influenza ou gripe, doença caracterizada por febre alta, calafrios, dor-de-cabeça, mal-estar, tosse seca e dor muscular, e que pode gerar complicações como infecções respiratórias agudas.

 

Importante: A vacina contra gripe não protege contra resfriados comuns, que são causados por outros tipos de vírus e normalmente se caracterizam por sintomas mais leves, sem febre.

 

As manifestações locais da vacina são: dor, edema, eritema e enduração. Entre as manifestações sistêmicas incluem-se a febre, mal estar e mialgia.

 

Caso o calendário vacinal não tenha sido completamente administrado durante a infância algumas vacinas podem ser administradadas até que o esquema esteja completo conforme quadro abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fiquem atentos e mantenha suas vacinas em dia.

 

Gostou? Então não deixe de curtir e compartilhar.

 

Abraços

 

 

Fabrinne Apolonio

© 2016 por Uai Divas

bottom of page