
Bem-estar e Saúde
Caminhada – O primeiro passo para sair do sedentarismo
Já estamos em março e aquela promessa de deixar o sedentarismo de lado ainda nem começou? Então chega de desculpas. Levanta deste sofá e vamos caminhar.
A caminhada é uma das atividades físicas que mais traz benefícios e quase não tem contraindicação. A lista de benefícios inclui desde emagrecer até prevenir complicações cardiovasculares, além de:
- Diminuir a ansiedade e o estresse;
- Reduzir retenção de líquidos;
- Prevenir obesidade;
- Melhorar circulação sanguínea;
- Fortalecer os músculos do corpo;
- Melhorar a postura corporal;
- Relaxar;
- Regular a glicose nos diabéticos, já que caminhar estimula uma produção maior de insulina.
Se você quer perder peso, a caminhada também é uma excelente aliada, aumente a intensidade do exercício e a queima de gordura é garantida.Mas como saber se a intensidade está correta? Basta avaliar sua frequência cardíaca. Para isso você vai precisar de um frequencímetro (que conta os batimentos cardíacos) e fazer um cálculo simples: subtraindo a sua idade de 220 e você encontrará sua frequência cardíaca máxima (FCM), para a queima de calorias seus batimentos devem estar entre 60% e 70% da FCM.
Ex: Se tem 30 anos, FCM: 220 - 30 = 190. Para andar entre 60% e 70% da FCM, faça o cálculo: se a sua FCM for 200, a conta é 200 x 0,6 (114) e 200 x 0,7 (133). Isso significa que terá que manter o batimento cardíaco entre 114 e 133 vezes por minuto.
Mas antes de sair andando por aí tome alguns cuidados:
- Se você está sedentária a muito tempo comece devagar, 30 minutos por dia é o suficiente;
- Procure utilizar um calçado confortável, preferencialmente um tênis, e roupas leves;
- Beba água durante o exercício, cerca de 250 ml por cada hora de caminhada;
- Procure caminhar no início da manhã ou no final do dia onde o sol é menos nocivo, mas mesmo assim utilize filtro solar;
- Evite horários mais quentes, como entre as 11h00 e 14h00 e ruas muito movimentadas;
- Como qualquer atividade física é necessário fazer alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.
Gostou? Então não deixe de curtir e compartilhar.
Abraços
Fabrinne Apolonio
Lorena Chagas
