
Bem-estar e saúde
Desintoxicação do Ano Novo
O Ano Novo se inicia e com ele muitas promessas a serem compridas, muitas delas relacionadas à saúde: se alimentar melhor, começar uma dieta e iniciar uma rotina de exercícios físicos.
Muitos conseguem cumprir essas promessas, outras iniciam, mas no decorrer do ano acabam largando de lado, outros vão adiantando tanto o início dessas promessas que o ano termina e nada foi feito para melhorar a sua saúde.
Pensando nisso, o site Mulheres Casadas em Ação resolveu ajuda-los a começar
o ano bem, e quem sabe dar uma ponta pé inicial na vida saudável.
Conversamos com a nutricionista Nívia Apolônio Rodrigues, que passou
algumas dicas de desintoxicação no organismo após as festas de fim de ano.
Vamos às dicas:
Em resposta aos exageros do final de ano, é comum que o organismo
apresente sintomas como diarreia, intestino preso, dores de cabeça, inchaço
dentre outros.
Para tentar restaurar o organismo, nada melhor do que fazer uso de uma dieta
hipocalórica e desintoxicante, que tem como principal objetivo beneficiar o
organismo com a inclusão de alimentos de fácil digestão, com propriedades depurativas que irão agir, principalmente, no fígado e intestino, que é onde ocorre a metabolização e excreção de ate 80% dos nutrientes e toxinas.
A hidratação nessa fase deve ser reforçada. Consumo mínimo de 10 copos de água ao dia, pois, a água ajudará nesse processo de desintoxicação.
Tome suco verde logo pela manhã. Prepare-o com couve, agrião, salsinha, maçã, cenoura, gengibre e suco de um limão. O suco não deve ser guardado e sim consumido tão logo preparado, pois, suas propriedades perdem-se rápido após o preparo.
Nos intervalos uma porção de frutas de preferência as cítricas. O abacaxi é perfeito, mais não vale consumir um abacaxi inteiro viu!
No almoço dê preferência a peixes ou frango cozidos preparados de forma magra e em porção de no máximo 150gr. Acompanhe com arroz integral e abuse das saladas.
No jantar lance mão das sopas pouco calóricas.
Evite fazer uso de alimentos como embutidos, conservantes, pães e massas simples, porque a presença de lactose e glúten dificulta a digestão e possui ação inflamatória.
Seguir um planejamento alimentar é essencial para quem quiser se manter em forma. Procure ajuda de um profissional capacitado para estabelecer uma dieta personalizada que atendera todas as suas necessidades.
Espero que essas dicas auxiliem na desintoxicação, e dê ânimo para iniciarem uma reeducação alimentar em 2016.
E uma ultima dica, “mexa-se”!
Fabrinne Apolônio

