
Bem-estar e Saúde
O Sol: vilão ou mocinho?
O Verão ainda não está nem na metade e o Sol já está "queimando" em muitas cidades do país.
Junto com o verão vêm às férias escolares e férias coletivas de algumas empresas, com isso muitas pessoas aproveitam para viajar. Alguns vão para as praias outros vão para rios/lagos. Outros curtem as férias em clubes ou parques aquáticos
Seja qual for a sua escolha um cuidado deve ser adotado por todos: o uso de protetores solares.
Todo mundo já ouviu falar nos perigos da exposição exagerada ao Sol e dos raios UVA e UVB. Mas o que significa realmente essas siglas e quais os riscos estes raios trazem?
Os Raios UVA (ultravioleta do tipo A) incidem sobre a terra o ano todo e durante todo o dia, atingindo a derme (segunda camada da pele). Seu prejuízo se deve ao efeito cumulativo que se manifesta depois de alguns anos, trazendo envelhecimento da pele, aparecimento de rugas ou câncer.
Os raios UVB (ultravioleta do tipo B) atingem a epiderme (camada superficial da pele) e provocam a sensação de ardência e são responsáveis pelas queimaduras e pelos casos de câncer de pele. Eles são mais frequentes no verão visto que as nuvens impedem sua propagação na Terra. Porém, estes raios tem seu lado bom, pois contribuem na síntese de vitamina D e no bronzeamento natural. A vitamina D é responsável pela a absorção de cálcio pelo organismo, essencial no desenvolvimento dos ossos e dos dentes e na prevenção de doenças como obesidade e diabetes.
O Sol é essencial à vida na Terra por diversos fatores, mas também traz alguns malefícios como já vimos.
Então para aproveitar o Sol da melhor maneira possível seguem as já conhecidas dicas, que não são postas em prática nem por 50% dos brasileiros.
- Use filtro solar. Não adianta usar somente em dias de Sol quente, pois como já vimos mesmo em dias nublados há incidência de raios UVA. Protetor solar é todo dia.
- Escolha o protetor solar mais adequado ao seu tipo de pele. Segundo o Inmetro: o Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção. Peles claras precisam de um FPS maior.
- Evite tomar sol entre as 10 e 16 horas (11 – 17 horas para cidades com horário de verão). Sei que estes horários muitas vezes são os momentos em que as praias ou piscinas estão mais movimentadas, caso seja realmente inevitável a presença nestes locais, proteja-se. Use chapéus, fique nas barracas e abuse do filtro solar.
Fonte: Blog da Saúde
Seguindo estas dicas sua pele estará sempre linda para curtir os próximos verões.
E não se esqueça "USE FILTRO SOLAR" e hidrate-se. #FicaaDica. E não se esqueça de “curtir” e “compartilhar”.
Fabrinne Apolonio

